Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias
1 DEZ 2025 • POR Danielly Carvalho • 16h54De 2 a 7 de dezembro, Corumbá será tomada pelos aromas e sabores do Festival Gastronômico do Pantanal 2025, que volta ao Centro de Convenções do Pantanal e à unidade móvel do Senac com uma agenda extensa. Serão seis dias de oficinas, aulas-show com pratos regionais, praça de alimentação com competidores, feira de artesanato e apresentações musicais.
A maratona culinária começa na terça-feira (2) dentro da Carreta do Senac MS. Entre as primeiras atividades estão oficinas de confeitaria vegana e pão funcional pela manhã; aproveitamento integral da laranja no fim da tarde; e uma sessão “mãos na massa”, com preparo de focaccia com Nicola e ervas, à noite.
Na quarta-feira (3), o foco segue em receitas regionais. A programação inclui desde um mil-folhas de mandioca com redução de puchero até iscas de jacaré com maionese de limão, fechando o dia com preparos típicos de comida de boteco.
A quinta-feira (4) marca a abertura oficial do festival, às 18h. A partir daí, a Praça Porto dos Sabores e a Feira de artesanato e agricultura familiar (Tenda Próspera MS) passam a funcionar diariamente das 18h à meia-noite. O dia ainda inclui uma oficina voltada a merendeiras no período da manhã e uma aula-show com ceviche de pacu ou piraputanga, cupim da comitiva e o tradicional Crepe Seu Zé. A noite termina com show de Leandro & Galeano.
Na sexta-feira (5), as crianças entram em cena com a primeira etapa da oficina Chefinho Kids, dedicada a lanches e doces. À noite, o público adulto ganha espaço em uma oficina sobre risotos, vinhos e cervejas especiais.
O sábado (6) traz a segunda parte das atividades infantis e mais oficinas temáticas, como fudge de chocolate com café e baru e dadinho de abóbora com queijo Nicola. As aulas-show abordam cortes de carne de jacaré e pratos como Croc and Chips, Pacumê e Tiramissu Pantaneiro. O som da noite fica por conta da dupla Zé Lucas & Benício.
O domingo (7) encerra a programação com oficinas que misturam pratos clássicos e releituras pantaneiras, como cupim de sol com mandioca e nhoque de banana-da-terra ao molho de pintado. A aula-show traz Marruazinho, arroz boliviano e Doce Fronteira. O momento mais esperado, o anúncio dos vencedores do concurso gastronômico, antecede o show de Os Garotos, que fecha o festival.
Sessões de cinema também integram a programação e serão exibidas no auditório superior na quinta, sábado e domingo.*Com informações da Assessoria, PMC.
A organização divulgou a programação completa em dois documentos de referência (1) e (2).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.