Saúde

Hemonúcleo de Corumbá é contemplado com equipamento de refrigeração de plasma

1 DEZ 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h57
Equipamento foi adquirido com recurso do Novo Pac e deve chegar no primeiro semestre de 2026. - Foto: André Lima

Mato Grosso do Sul recebeu no final de novembro, um importante reforço para modernizar e ampliar a capacidade de sua Hemorrede. Ao todo, 39 novos equipamentos foram adquiridos em aquisição centralizada por meio do Novo PAC, dentro do programa “Agora Tem Especialistas”. O investimento total destinado ao estado foi de mais de R$ 7,5 milhões, contemplando 11 serviços de hemoterapia em todas as regiões.

Entre os novos aparelhos estão blast freezers, freezers de -30°C e ultrafreezers de -80°C, equipamentos que irão fortalecer a cadeia de frio, aumentando o aproveitamento do plasma coletado e ampliando a capacidade de envio do hemocomponente para a Hemobrás, responsável pela produção nacional de imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação.

A Capital, Campo Grande, recebeu o maior volume dos equipamentos, 10 no total, sendo sete destinados ao Hemosul Coordenador, sede da Rede Hemosul estadual e três ao Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Entre as cidades de interior, nove cidades foram contempladas. Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã vão receber, já na próxima semana, um blast freezer de congelamento rápido em cada cidade. Já Corumbá, Aquidauana, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba devem receber os equipamentos no primeiro semestre de 2026. 

A modernização reforça a capacidade técnica da estrutura estadual na conservação e preparo do plasma voltado à fabricação de hemoderivados.

 

A Superintendente substituta do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Rozana Caimar, destaca a importância da distribuição dos novos equipamentos para todas as regiões do Estado.

“Este investimento integra a modernização nacional da Hemorrede, que soma R$ 116 milhões em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, os novos equipamentos ampliam a capacidade técnica do estado e garantem que os serviços operem com maior segurança, eficiência e padrão de qualidade, fortalecendo o cuidado em todas as regiões do estado”.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.