Natureza

Chuva ajuda a estabilizar incêndio que queimou área da Estrada Parque

27 NOV 2025 • POR Danielly Carvalho • 16h39
Após quatro dias de combate, focos foram controlados e equipes seguem em rescaldo no Pantanal. - Foto: Reprodução/CG News/Prevfogo

A chuva que atingiu o Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (27) ajudou a estabilizar os focos de calor que ainda persistiam após quatro dias de incêndio na região da MS-228, trecho que integra a Estrada Parque, no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá. Mesmo com a melhora, pontos queimando em árvores e tocos ainda exigem atenção das equipes.

Os focos foram extintos por volta das 5h, e, cerca de cinco horas depois, duas equipes do Prevfogo retornaram ao local para realizar o rescaldo e monitorar possíveis reignições. As temperaturas elevadas, próximas de 40 °C, continuam sendo um fator de risco. O tráfego pela Estrada Parque segue normal.

No momento, permanecem na área oito bombeiros, cinco brigadistas da Marinha e 13 integrantes do Prevfogo. “Estamos na construção de linhas em volta da área não queimada”, afirmou Márcio Yule, coordenador do Prevfogo do Ibama. Ele reforça que os focos estão controlados, mas o trabalho segue por prevenção.

Segundo o Prevfogo, o incêndio percorreu uma faixa contínua superior a 10 quilômetros, queimando aproximadamente 15 hectares. A área afetada é de vegetação seca e densa, situada entre o Rio Paraguai e a encosta da serra que compõe o Maciço do Urucum, a cerca de 35 quilômetros de Corumbá. As causas do incêndio ainda não foram identificadas.

O combate foi dificultado pelo acesso limitado. As chamas avançaram por mata fechada, exigindo a abertura de trilhas de 3 a 4 quilômetros com motosserra para alcançar os pontos críticos. Antes da chuva, o fogo persistia havia três dias, impulsionado pelo calor acima de 38 °C e pelo vento forte, na região de influência da MS-228, no Pantanal da Nhecolândia.*Com informações do Campo Grande News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.