Natureza

Área militar do Rabicho abre portas para pesquisas e formação em Corumbá

26 NOV 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 15h59
Visita reúne ensino, meio ambiente e Marinha para discutir uso educativo e científico da região. - Foto: Divulgação PMC

A Área de Adestramento do Rabicho, administrada pelo Comando do 6º Distrito Naval, recebeu nesta semana representantes da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Senac e UFMS para apresentar o potencial do território como espaço de formação, estudos e ações ambientais.

A comitiva foi guiada pelo Capitão de Fragata Danilo Lopes da Silva, comandante do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que detalhou as características da região. Hoje usada para treinamentos militares e apoio a órgãos de segurança e fiscalização, a área pode ganhar novos usos voltados à educação, à pesquisa e à capacitação técnica.

Segundo o comandante, a intenção é transformar o local em um polo de conhecimento, articulando defesa, sustentabilidade e desenvolvimento. A ideia é abrir caminho para iniciativas que incluam projetos ambientais, estudos científicos e atividades formativas.

Além da relevância estratégica, o Rabicho impressiona pela conservação natural. Próxima ao Rio Paraguai, a área reúne ambientes preservados e estrutura que desperta interesse de instituições de ensino, pesquisa e órgãos ambientais. O território, ainda pouco explorado fora do campo militar, tem potencial para aproximar ciência, educação e gestão ambiental em um mesmo espaço.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.