Política

Câmara destaca atuação das conselheiras tutelares de Corumbá

19 NOV 2025 • POR Assessoria • 17h21
Homenagens foram prestadas na noite de ontem, durante sessão da Câmara. - Foto: Ascom

O Dia do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, foi celebrado na noite desta, terça-feira, com uma homenagem na Câmara Municipal de Vereadores, com homenagens a conselheiras pelos relevantes serviços prestados à sociedade corumbaense.

A iniciativa partiu do vereador Jovan Temeljkovitch e contou com apoio de todos os pares do Legislativo corumbaense. Na oportunidade, foram entregues Moções de Congratulações às conselheiras Lisângela Valdonado Gomes Balejo,  Antonielly Menacho Recalde,  Camila Andreata dos Santos,  Quézia Eloise França da Silva e Maria Ramona de Paula da Silva.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, Bia Cavassa, prestigiou o ato acompanhada da secretária adjunta Jane Contu, e foi convidada pelo presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, a fazer parte da mesa diretora dos trabalhos.

Bia, na oportunidade, destacou a importância da data e o trabalho incansável das conselheiras que têm a “missão de proteger as nossas crianças, adolescentes. Elas são guardiães dos direitos das crianças e adolescentes, sempre presentes quando uma família necessita, quando uma criança precisa ser acolhida, quando a escola, a comunidade ou qualquer cidadão identifica uma situação que exige cuidado e intervenção”.

Disse que o Conselho Tutelar é feito por elas com muita coragem, muita dedicação e muita responsabilidade. “Vocês são profissionais que enfrentam desafios diários, lidam com realidades difíceis e, mesmo assim, permanecem firmes na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou expressando sua gratidão a cada uma das conselheiras que dedicam seu tempo, energia e sensibilidade para garantir que nenhuma criança tenha seus direitos violados.

“Que este dia seja de reconhecimento, valorização e fortalecimento desta missão tão importante para toda a sociedade e para todos nós da Secretaria de Assistência Social, onde contamos com vocês, para de fato, fazermos com que as nossas políticas públicas sejam atingidas por todos que nós precisam”, continuou.

Aproveitou a oportunidade e estendeu os cumprimentos a todas as pessoas homenageadas pela Câmara, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, uma data que considera “muito especial”.

Lembrou atuação da Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, que integra a pasta de Assistência Social, comandada “por esta guerreira, Gylize de Carvalho Ojeda, uma das homenageadas da noite pelo Dia da Consciência Negra, “A gente sente muito orgulho também do trabalho que está sendo realizado no nosso município junto com esse segmento, para que as políticas públicas caminhem da melhor forma”.

Data importante

Jovan também destacou a importância da data e que a homenagem foi uma forma de “reconhecer o papel essencial dessas profissionais que, com sensibilidade e firmeza, garantem que os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sejam efetivamente cumpridos em nosso município”.

“Ser conselheira tutelar é muito mais do que exercer uma função pública. É abraçar uma missão de amor, coragem e compromisso social. É estar na linha de frente, onde as vulnerabilidades se revelam, onde o choro pede socorro e onde a esperança precisa ser reacendida. Cada conselheira é uma ponte entre o direito e a realidade, entre a dor e o amparo, entre a negligência e o acolhimento. É um elo vital na rede de proteção que assegura dignidade, respeito e futuro às nossas crianças e adolescentes”, enalteceu.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.