Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural acontece de 25 a 27 de novembro
19 NOV 2025 • POR Gesiane S. Lourenço com Assessoria PMC • 10h30Numa ação integrada entre a Prefeitura Municipal de Corumbá, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Governo Federal, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural 2025 será realizado de 25 a 27 de novembro, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, localizado na rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral de Corumbá. A ação integra o Programa Nacional que visa garantir cidadania, acesso a direitos e inclusão produtiva para mulheres do campo.
Durante o mutirão, as trabalhadoras rurais poderão emitir e regularizar documentos essenciais, como novo RG, regularização do CPF, emissão ou retirada do CCU (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), além de acessar linhas de crédito disponíveis e outros serviços voltados exclusivamente para mulheres do campo.
A iniciativa busca fortalecer a autonomia socioeconômica das trabalhadoras, facilitar o acesso a políticas públicas e ampliar a segurança jurídica no meio rural.
O evento também marca os 55 anos do INCRA, instituição responsável pela democratização do acesso à terra e pelo fortalecimento das comunidades rurais em todo o país.
A ação conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fapec) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.