Política

Vereadores querem Legislativo de Corumbá no Projeto Cine Câmara

18 NOV 2025 • POR Assessoria • 14h45
Pedido apresentado por Jovan foi reforçado por outros quatro vereadores. - Foto: Ascom

A inclusão e adesão da Câmara Municipal de Corumbá ao Projeto Cine Câmara, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, é o que estão solicitando os vereadores Jovan Temeljkovitch, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Alexandre Vasconcellos, Elinho Junior e Marcelo Araújo, ao órgão estadual.

O requerimento foi apresentado por Jovan na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 17, assinada pelos outros quatro vereadores, por entenderem ser uma iniciativa de relevante caráter educativo, cultural e social, desenvolvida sob a coordenação e responsabilidade da fundação.

Na justificativa destacaram que a participação da Câmara de Corumbá no projeto apresenta relevância técnica, social e cultural, já que contribui significativamente para a democratização do acesso ao audiovisual, promovendo a formação de plateia, a valorização da cultura local e a difusão de obras que fortalecem a identidade cultural sul-mato-grossense.

“Corumbá, por seu histórico multicultural e fronteiriço, é território fértil para ações que fomentem a diversidade artística e cultural”, destacam, acrescentando que a realização de sessões de cinema abertas à comunidade, em espaço institucional, amplia o alcance de atividades educativas e culturais, especialmente para públicos com menor acesso a equipamentos culturais formais.

“A Câmara, por ser um espaço público de referência, permite que o projeto alcance diferentes bairros, comunidades ribeirinhas, juventudes e grupos sociais vulnerabilizados”, acrescentaram.

Além disso, ressaltam que a exibição de conteúdos com temáticas cidadãs, históricas ou ambientais favorece a formação crítica da população e complementa ações de educação para democracia, transparência e participação popular, que são parte da missão institucional do Legislativo Municipal.

Enfatizaram ainda que a Câmara Municipal dispõe de estrutura física adequada para realização de sessões, tais como plenário, auditórios, além de equipe técnica capaz de dar apoio às atividades propostas pelo projeto, e que a adesão ao Cine Câmara não apenas é viável, como potencializa o uso social dos espaços legislativos, e que a parceria reforça a integração entre o Legislativo Municipal e a Fundação de Cultura, de forma transparente e alinhada às políticas públicas culturais do Estado.

“De extrema importância essa adesão. Vai permitir que a Câmara atue como ponte entre governo, artistas, coletivos culturais e comunidade, promovendo uma gestão pública cultural participativa e responsável. Por isso estamos buscando garantir a inserção de Corumbá em um programa que amplia o alcance das ações culturais estaduais, consolidando o compromisso desta Casa Legislativa com a promoção da cidadania e da cultura”, completam.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.