Saúde

Cazarin sugere criação de aplicativo para agendamento de consultas médicas

18 NOV 2025 • POR Assessoria • 14h29
Sugestão de Cazarin visa melhorar serviços na rede pública de saúde. - Foto: Ascom

O vereador Matheus Casarin sugeriu a criação de um aplicativo oficial para o agendamento de consultas médicas ao Poder Executivo, como forma de ampliar os serviços de saúde, bem como a disponibilização de atendimento e agendamento também por meio do WhatsApp, possibilitando que os Agentes Comunitários de Saúde apoiem a população na utilização dessas ferramentas, ampliando o alcance e a eficiência do serviço a população corumbaense.

Foi por meio de um requerimento apresentado na sessão desta segunda-feira, 17, e direcionado à secretária Tatiana da Silva Santos Mattos, de Saúde.

Disse ser uma forma de modernizar e facilitar o acesso da população aos serviços públicos de saúde, adotando ferramentas tecnológicas que já fazem parte do cotidiano dos cidadãos. “O atual modelo de agendamento presencial, muitas vezes marcado por filas longas, espera excessiva e deslocamentos desnecessários, tem se mostrado insuficiente para atender com qualidade e agilidade à crescente demanda das unidades básicas de saúde”, observou.

Segundo o vereador, a implantação de um aplicativo próprio para agendamentos, aliado à possibilidade de agendamento via WhatsApp, trará benefícios como redução imediata de filas e aglomerações nas unidades de saúde, especialmente em horários de maior movimento; maior praticidade e autonomia aos usuários, que poderão agendar suas consultas de maneira simples, rápida e segura, sem sair de casa.

Possibilitará a ampliação da acessibilidade digital, considerando que o WhatsApp é amplamente utilizado pela população, inclusive por idosos ou pessoas com pouca familiaridade tecnológica; organização e otimização do fluxo de atendimento, possibilitando aos profissionais de saúde maior controle, previsibilidade e eficiência na gestão das agendas.

Outro fator importante é o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que poderão auxiliar diretamente os moradores com dificuldades no uso das plataformas digitais; transparência e modernização da gestão pública, reduzindo faltas, facilitando o controle de demanda e melhorando a qualidade do atendimento.

Como exemplo, citou experiências semelhantes em outros municípios brasileiros demonstrando alto índice de aprovação popular, além de maior eficácia na organização da rede de saúde. “Acreditamos que a adoção dessa medida contribuirá para humanizar, democratizar e agilizar o acesso aos serviços de saúde, trazendo conforto, dignidade e eficiência ao atendimento da população”, completou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.