Hiperdia é retomado nas unidades com entrega mensal de remédios aos pacientes
17 NOV 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 14h48A entrega de medicamentos do Programa Hiperdia voltou a ser realizada diretamente nas Unidades de Saúde, medida que retoma a rotina de atendimento a pessoas com hipertensão e diabetes. O programa, conhecido pelo acompanhamento regular de pacientes com essas condições crônicas, também garante acesso facilitado aos remédios e acompanhamento periódico.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira comentou a decisão de retomar o formato anterior. “Pensamos no que é melhor para a população e retomamos a dispensação dos medicamentos diretamente nas Unidades, no dia da ação do programa, o que facilita muito a rotina dos pacientes. Também avançamos na descentralização dos atendimentos de ortopedia, que agora acontecem também nas ESF Bonifácio Tiaen e Simone Flores”, destacou.
Segundo a gestão municipal, 28 tipos de medicamentos voltam a ser distribuídos uma vez por mês, no dia das ações do Hiperdia. A mudança elimina a necessidade de deslocamento até a farmácia central e permite que a renovação das receitas aconteça no próprio atendimento, durante a visita dos pacientes às unidades.
A secretária de Saúde, Tatiana Mattos, explicou que as equipes foram preparadas para o retorno das atividades. “Realizamos uma capacitação com as enfermeiras das Unidades de Saúde para garantir que o programa seja executado com qualidade e organização, cada Unidade definirá o seu dia e horário. O Hiperdia inclui ainda consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas e físicas que auxiliam no controle das doenças”, afirmou.
Na ESF Bonifácio Tiaen, a retomada começou nesta segunda-feira. A enfermeira coordenadora, Leandra Cerqueira, observou que, mesmo com o mau tempo, os moradores compareceram para buscar os medicamentos. “Mesmo com essa mudança do clima, os pacientes compareceram para pegar sua medicação, importante lembrar de trazer a receita médica e o cartão do SUS”, reforçou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.