Operação Protetor do Bioma fiscaliza áreas de difícil acesso no Pantanal
15 NOV 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h14Com o objetivo de fiscalizar e orientar residentes em áreas de difícil acesso na região do Pantanal Sul, em Corumbá, a Operação Protetor do Bioma, reuniu, entre os dias 6 e 10 de novembro, agentes da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DENAR/PCMS - SEJUSP/MS) e da Coordenação-Geral de Drones do Departamento de Operações da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (CGDRON/DIOP/SENASP-MJ).
A ação contou com o apoio de embarcação do Exército Brasileiro para se deslocar em uma das regiões ambientais mais sensíveis do país. Ao longo da missão, as equipes percorreram aproximadamente 250 km margeando o Rio Paraguai, ampliando significativamente a capacidade de fiscalização e presença institucional. Além de Corumbá, as cidades de Aquidauana, Miranda e Bodoquena também foram fiscalizadas, reforçando a cobertura operacional em toda a região pantaneira.
Durante as atividades, foram promovidas ações de conscientização ambiental junto às comunidades ribeirinhas, com orientações sobre prevenção de queimadas, proteção da fauna e flora, e regras da pesca durante o período de defeso vigente no na calha do rio Paraguai até 28 de fevereiro de 2026. As equipes também monitoraram áreas de risco ambiental e prestaram suporte técnico-operacional às demandas locais.
A atuação integrada contribuiu para o fortalecimento do combate a ilícitos ambientais e garantiu maior proteção ao bioma pantaneiro, alinhando-se aos objetivos estratégicos da Operação Protetor do Bioma em nível nacional.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.