Corumbá realiza campanha antirrábica com oito pontos fixos de vacinação
15 NOV 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h07Neste sábado (15), feriado nacional da Proclamação da República, Corumbá promove a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação teve inicio às 8h e segue até às 13h, com oito pontos fixos distribuídos em diferentes bairros da cidade.
A vacinação é gratuita e faz parte das ações de controle e prevenção da raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida ou arranhão de animais infectados. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a imunização anual é a principal forma de manter a cidade livre da doença.
Confira os locais de vacinação:
Centro
- CEREST – Rua Ladário, s/n, entre Treze de Junho e Dom Aquino
- Poliesportivo – Rua Porto Carreiro, nº 1000
- Saúde da Mulher – Rua Major Gama, 782, entre América e Cuiabá
Centro América
-
Poliesportivo Nação Guató – Rua Geraldino de Barros, 1122
Nossa Senhora de Fátima
-
UBS Humberto Pereira – Rua Luiz Feitosa Rodrigues, s/n
Popular Velha
-
UBS Lamartine Costa (Popular Velha) – Rua Teodomiro Serra s/n - Popular Velha
-
Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva – Rua Major Gama, s/n
Maria Leite
- UBS Gastão de Oliveira – Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n°
Nos demais bairros do município, a vacinação foi realizada casa a casa, principalmente nas áreas de fronteira e regiões periféricas, visando proteger o entorno de Corumbá e alcançar os animais que, por algum motivo, não comparecem aos pontos fixos. Essa estratégia busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a barreira sanitária contra a raiva.
Critérios e orientações
Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que estejam em bom estado de saúde. Caso o animal esteja em tratamento veterinário, o tutor deverá informar a equipe de vacinação. As fêmeas gestantes não devem ser vacinadas nesta etapa.
A Secretaria recomenda que os tutores levem seus animais com coleiras e guias, ou em caixas de transporte, e que somente adultos conduzam os bichos até os pontos de imunização, garantindo a segurança de todos. *Com informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.