Hanna pede revitalização da escadaria que liga centro ao Beira Rio
13 NOV 2025 • POR Assessoria, Câmara de Corumbá • 08h52A execução de obras de revitalização da escadaria que liga o centro da cidade ao Bairro Beira Rio, entre as ruas Ladário e Manoel Cavassa, é o que busca a vereadora Hanna Ellen Santana junto à Prefeitura de Corumbá, visando melhorar a acessibilidade na região e evitar riscos de acidentes.
O pedido foi direto à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, tendo em vista que a escadaria se encontra em condições precárias, oferecendo riscos aos moradores da região, estudantes, trabalhadores e turistas que fazem uso diário desse importante ponto de passagem.
Pedido de Hanna foi encaminhado para secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Foto: Divulgação “É uma escadaria que liga áreas de intenso fluxo, mas, atualmente apresenta degraus danificados, corrimãos enferrujados e quebrados, além da ausência de iluminação pública adequada, fatores que comprometem a segurança, especialmente no período noturno e em dias chuvosos”, observou.
Lembrou que a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil realizou reparos pontuais na encosta próxima ao local, nesse ano, contribuindo para a estabilidade do terreno, mas que não contemplaram a recuperação estrutural da escadaria, que continua em situação crítica.
Por isso mesmo Hanna requereu a revitalização completa para garantir a segurança dos usuários, a acessibilidade e a valorização do espaço urbano, promovendo melhores condições de mobilidade para toda a comunidade do Bairro Beira Rio.
No Jatobazinho
Por outro lado, a vereadora sugeriu à titular da pasta de Infraestrutura, a realização de estudos técnicos para realização de obras de pavimentação, drenagem, meio-fio, calçamento e iluminação pública da Alameda Tamanduá, no trecho compreendido entre as ruas São Paulo e República do Paraguai, no conjunto Jatobazinho.
Explicou que a via apresenta condições inadequadas de tráfego e drenagem, comprometendo diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores da região. “A ausência de pavimentação adequada, somada a falhas no sistema de escoamento de águas pluviais, gera acúmulo de poeira no período seco e formação de lama em épocas de chuva, dificultando o trânsito de pedestres e veículos”, disse.
Lembrou que as condições atuais impactam diretamente na saúde pública, já que o excesso de poeira pode causar ou agravar doenças respiratórias, enquanto a água acumulada favorece a proliferação de vetores transmissores de doenças, como o Aedes aegypti.
“As obras contribuirão significativamente para a segurança viária, o ordenamento urbano e o acesso a serviços essenciais, como transporte público e coleta de lixo, beneficiando toda a comunidade local. São medidas necessárias e urgentes para garantir melhores condições de mobilidade, salubridade e bem-estar aos moradores da Alameda Tamanduá e seu entorno”, concluiu.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.