Alexandre atua pela implantação do ensino médio em Porto da Manga
5 NOV 2025 • POR Assessoria • 14h24A implantação do ensino médio na Escola Municipal Rural Polo Porto da Manga e Extensões, localizada na comunidade de Porto da Manga, é o que está pleiteando o vereador Alexandre Vasconcellos, visando atender uma demanda urgente e de grande relevância social.
A solicitação foi feita na sessão desta terça-feira, 4, por meio de requerimentos direcionados à secretária municipal de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, bem como ao secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, sugerindo parceria institucional para viabilizar o ensino médio naquela comunidade localizada na região da Estrada Parque, às margens do Rio Paraguai, cerca de 60 quilômetros da área urbana de Corumbá.
Disse que ase trata de um pedido extremamente importante, principalmente pelo fato de que somente agora, em 2025, cerca de 20 estudantes concluirão o 9º ano do ensino fundamental na unidade, mas, devido à significativa distância da área urbana de Corumbá, torna-se inviável o deslocamento diário até escolas da cidade, o que compromete a continuidade de seus estudos.
“A ausência de oferta de ensino médio no Porto da Manga implica em um sério risco de evasão escolar, limitando o desenvolvimento educacional, social e profissional desses estudantes, que acabam privados do direito constitucional à educação plena”, afirmou.
Argumentou que a implantação do ensino médio na escola do Porto da Manga, permitirá acesso igualitário à educação, garantindo que os alunos possam prosseguir sua formação sem romper seus vínculos familiares e comunitários, respeitando a realidade geográfica, cultural e socioeconômica da região.
“Não se trata de uma apenas de uma reivindicação da comunidade, mas de uma necessidade concreta para assegurar o direito à aprendizagem, promover a permanência escolar e oportunizar melhores perspectivas de futuro aos jovens do campo. Por isso estamos solicitando análise e implementação dessa demanda com a maior brevidade possível, em benefício da comunidade e da educação pública rural de nosso município”, reforçou.
Passarela Elevada
Na mesma sessão de ontem, Alexandre reforçou pedido feito em fevereiro, visando instalação de uma passarela elevada de pedestres em frente à Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Breno de Medeiros”, localizada na Rua Cyríaco de Toledo, 2.830, no Bairro Popular Nova.
O pedido foi feito à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, em atendimento a uma demanda antiga da comunidade local, visando garantir mais segurança às pessoas que buscam atendimento na unidade de saúde, principalmente idosos, crianças, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, que necessitam atravessar a via com segurança.
Disse que a via possui intenso fluxo de veículos, especialmente nos horários de maior movimento, o que torna a travessia perigosa e potencializa riscos de atropelamentos e acidentes. “A instalação da passarela elevada, além de promover maior segurança aos pedestres, atua como medida eficaz de redução de velocidade, contribuindo para o ordenamento do trânsito e a preservação da vida”, argumentou.
Iluminação
À secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, reivindicou serviços de reparos na rede de iluminação pública da Praça do Bairro Cristo Redentor, localizada ao lado da Escola Municipal José de Souza Damy, na Rua Quinze de Novembro. Segundo Alexandre, existem muitos postes com luminárias apagadas, comprometendo a visibilidade e a segurança dos moradores, estudantes e frequentadores do local. “A adequada iluminação pública é fundamental para garantir o bem-estar da comunidade, prevenir atos de vandalismo e promover a utilização segura do espaço durante o período noturno”, reforçou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.