para evitar alagamentos, Hanna pede limpeza de galeria na Avenida Gaturama
4 NOV 2025 • POR Gesiane S. Lourenço com Assessoria • 09h03De acordo com a vereadora Hanna Ellen Santana, a região sofreu com alagamentos na última chuva registrada na cidade. Moradores tiveram a mobilidade afetada e ficaram sob o risco de terem suas casas invadidas pela chuva. Para evitar a repetição do episódio, a parlamentar apresentou um requerimento na sessão ordinária desta segunda-feira (3), na Câmara Municipal, solicitando a realização de serviços de manutenção na Avenida Gaturama e no entorno, no Bairro Maria Leite.
No requerimento, enviado para a secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Hanna pede serviços urgentes de limpeza e manutenção da galeria de águas pluviais localizada na Gaturama, no trecho entre a Rua Albuquerque e Alameda Eliane, visando eliminar o acúmulo de resíduos sólidos e sedimentos, o que tem comprometido o escoamento adequado das águas pluviais.
Hanna destaca que a ausência de manutenção periódica em sistemas de drenagem urbana pode ocasionar obstruções e transbordamentos, resultando em danos estruturais, proliferação de vetores e prejuízos à saúde pública, especialmente em áreas residenciais.
Requerimento de Hanna foi encaminhado para Secretaria de Infraestrutura. Foto: Divulgação “A limpeza preventiva é uma medida técnica eficaz e necessária para garantir o pleno funcionamento da infraestrutura de drenagem, e evitar novos episódios de alagamentos. Por isso mesmo estamos solicitando à Secretaria de Infraestrutura, para que realize a limpeza e desobstrução da galeria, com urgência, assegurando melhores condições de escoamento e contribuindo para a segurança, salubridade e qualidade de vida da população do Maria Leite”, ressaltou.
Iluminação necessária
Ainda à titular da pasta de Infraestrutura, a vereadora pediu a instalação de postes com braços e luminárias de LED, bem como a realização de limpeza e manutenção no trecho da Rua São Paulo, entre a Alameda Dona Antônia e a Rua Minas Gerais, que se encontra sem iluminação pública adequada, comprometendo a visibilidade noturna, aumentando riscos de acidentes e ações criminosas, afetando diretamente a segurança pública e o bem-estar dos moradores da localidade.
Além disso, informou que o local apresenta acúmulo de resíduos e vegetação, o que contribui para a sensação de abandono e insegurança, e que é preciso realizar serviços de limpeza e manutenção do trecho para garantir boas condições de uso das vias e valorização do espaço urbano.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.