Holywins: igreja católica convida fiéis a se vestir como santos de devoção
31 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h22Ainda pouco popular, a celebração do Holywins, que significa "a santidade vence", tem ganhado força a cada ano, e em Corumbá está na 4ª edição. A celebração acontece em 1º de novembro, data em que a igreja católica comemora o Dia de Todos os Santos. Na ocasião, crianças e adultos se caracterizam como seus santos de devoção para celebrar a santidade.
O Holywins surgiu na Europa e se espalhou pelo mundo com o objetivo de promover a santidade e o conhecimento da vida e obra dos santos católicos. Em Corumbá, o Holywins será neste sábado, 1º de novembro, a partir das 18 horas, na Paróquia São João Bosco, localizada na rua Dom Aquino Correa, nº 2758.
O evento é gratuito e as melhores caracterizações ganharão prêmios em dinheiro. As premiações variam de R$ 300 à R$ 100, divididos em cinco categorias organizadas por faixa etária: até 5 anos, de 6 a 12 anos, de 13 a 19 anos, de 20 a 59 anos e de 60 anos ou mais. As inscrições encerram nesta sexta-feira, 31 de outubro, no link https://www.holywinscorumba.com/.
A festa não tem ligação com o Halloween
Por acontecer na data seguinte ao Halloween, muitos questionamentos terminam surgindo sobre o principal objetivo do movimento Holywins, que nada tem a ver com uma ação de combate a festa de origem celta, muito popular nos Estados Unidos e também no Brasil.
De acordo com Thiago Godoy, assessor de comunicação da Diocese de Santa Cruz de Corumbá, a Festa de Todos os Santos celebra a santidade no coração da igreja e da comunidade.
"A igreja católica não celebra a Festa de Todos os Santos por causa do Halloween, é um covite para que fiéis vivam a santidade. A festa dá ênfase nos santos não canonizados, nos cristãos ou não cristãos que se salvaram. De maneira simplificada e didática, podemos dizer que é uma data para que todos tenham um dia na santidade".
O nome "HolyWins" vem do inglês. Holy significa sagrado, e Wins, significa vence, daí a mensagem central da festa, traduzida como: "A santidade vence".
*Matéria editada em 1° de Novembro
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.