Operação flagra drogas e munições ilegais na fronteira com a Bolívia
30 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h39Nesta quarta-feira (29), agentes da Receita Federal e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul impediram a entrada de drogas e munições através do posto Esdras de fiscalização, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, por Corumbá. A ação faz parte da Operação RFB, conduzida pela Receita Federal do Brasil em parceria com diversas instituições.
De acordo com informações divulgadas, por volta das 14h30 de ontem, um ônibus de turismo clandestino, com destino a São Paulo, foi interceptado por agentes. Durante a revista das bagagens, o cão de faro indicou a presença de resquícios de entorpecentes, sendo identificados oito passageiros suspeitos — sete homens e uma mulher, todos de nacionalidade boliviana — que foram encaminhados à Santa Casa de Corumbá para exames de imagem.
Os raios X confirmaram que os passageiros haviam ingerido cápsulas contendo substância análoga à pasta base de cocaína. No total, 645 cápsulas foram recuperadas após procedimento médico para a retirada segura do material. Os envolvidos foram presos e conduzidos à delegacia da Polícia Federal.
Cerca de uma hora depois, por volta das 15h30, outro flagrante foi registrado no mesmo ponto de fiscalização. Durante a abordagem em um veículo de passeio, os agentes encontraram centenas de munições dos calibres 12 e 22, sem qualquer documentação que comprovasse a origem ou autorização para posse ou porte. A Receita Federal esclarece que a posse ou transporte de munição, mesmo sem a arma de fogo correspondente, configura crime previsto na legislação brasileira. O responsável pelas munições também foi encaminhado à Polícia Federal.
As apreensões integram a Operação Fronteira RFB, que tem como objetivo reforçar o controle aduaneiro e combater o tráfico de drogas, armas e outros ilícitos na faixa de fronteira.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.