Geral

Expedição Alma Pantaneira leva atendimento à fazenda onde viveu Manoel de Barros

27 OUT 2025 • POR Assessoria • 11h17
Expedição realizou cerca de 800 atendimentos médicos e odontológicos na fazenda onde viveu o poeta considerado ícone da cultura pantaneira. - Foto: Divulgação

A Expedição Alma Pantaneira levou, neste sábado (22), atendimento médico e odontológico à Fazenda Santa Cruz, que pertenceu ao grande poeta Manoel de Barros, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

Ao todo, foram realizados cerca de 800 procedimentos entre consultas médicas e odontológicas, beneficiando não apenas os moradores da fazenda, mas também famílias das regiões vizinhas que se deslocaram para receber atendimento.

Entre os pacientes, esteve Manoel Wenceslau de Barros, neto do poeta, conhecido como Manoelzinho, que destacou a importância da presença da expedição. “Estamos distantes da cidade, e quando dá pra ir, é difícil marcar uma consulta. Ter essa equipe maravilhosa atendendo aqui no Pantanal nos ajuda muito. É uma prova de amor com o povo pantaneiro.”

A jornada até aqui

Desde o início da expedição, a Alma Pantaneira já percorreu diferentes regiões do Pantanal levando assistência médica, odontológica e social a comunidades isoladas. Somando os atendimentos realizados na Escola das Águas Santa Mônica e na Fazenda Santa Cruz, já são mais de dois mil procedimentos realizados nesta edição — entre consultas médicas, atendimentos odontológicos, limpezas, restaurações, orientações de saúde e entrega gratuita de medicamentos.

A previsão é que os trabalhos da Expedição Alma Pantaneira se estendam até o próximo dia 1º de novembro. Foto: Divulgação 

Essas ações têm beneficiado crianças, professores, peões e famílias pantaneiras que vivem em áreas de difícil acesso, onde não há farmácias, postos de saúde e a cidade mais próxima pode estar a mais de 20 horas de distância. Em cada parada, a expedição reafirma seu compromisso com a saúde, a solidariedade e o bem-estar do povo pantaneiro.

No domingo (23), o grupo seguiu viagem para a Fazenda Carmem, na região da Nhecolândia, uma das áreas mais emblemáticas do Pantanal sul-mato-grossense. Lá, os atendimentos médicos e odontológicos continuaram, mantendo viva a missão da expedição de levar cuidado e esperança às regiões mais remotas.

A previsão é que os trabalhos da Expedição Alma Pantaneira se estendam até o próximo dia 1º, com diversas ações programadas ao longo do trajeto.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.