Geral

Personalidades e autoridades homenageiam os 22 anos do Capital do Pantanal

23 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 07h35
Capital do Pantanal recebe o reconhecido de personalidades e autoridades regionais pelos 22 anos de fundação. - Foto: Montagem

Lançado em 23 de outubro de 2003, o Capital do Pantanal completa hoje 22 anos de notícia. Idealizado e fundado pela jornalista Sylma Lima, o site nasceu da sua vontade de promover justiça, dar visibilidade a região pantaneira e ser voz para todos os corumbaenses.

O Capital do Pantanal, um dos pioneiros do webjornalismo no Mato Grosso do Sul e o site de notícias mais antigo de Corumbá,  ajudou a escrever a história do jornalismo digital na região e hoje faz parte da rotina do corumbaense como um meio de comunicação sério e responsável. Os anos de estrada também fizeram do Capital do Pantanal escola para muitos profissionais que hoje estão na imprensa local ou na comunicação de grandes empresas nacionais.

Sylma já era reconhecida como uma destemida jornalista policial e radialista na região, quando fundou o Capital do Pantanal. Ela desejava ter um veículo de notícias que fosse mais rápido que os jornais impressos da época e tão dinâmico quanto as rádios, foi quando então seu falecido marido, Alberto Ibañez, lhe presenteou com a criação do site. Desde então, o Capital do Pantanal se tornou sinônimo de jornalismo destemido, dinâmico e corajoso, características que também fazem parte da personalidade de sua fundadora. 

Há 22 anos ininterruptos no ar, o Capital do Pantanal já noticiou diversos acontecimentos importantes na região. Casos como Ocorema Táxi Aéreo, no qual assassinaram o piloto para roubar três aeronaves, que até hoje não foram encontradas, crimes passionais que até hoje não tiveram elucidação, combate a coureiros de jacaré e gangues juvenis e o escândalo da cela da tortura em Corumbá. Em mais de duas décadas, o Capital do Pantanal entrevistou grandes artistas da terra, dois presidentes da república: Color e Lula e ministros federais durante visitas institucionais na região.

Fundadora do Capital do Pantanal, jornlaista Sylma Lima. Foto: Arquivo pessoal 

Outra característica que contribui para a permanência e popularidade do Capital do Pantanal é o jeito democrático de trabalhar. "Todos têm voz no Capital do Pantanal, podem opinar e compartilhar notícias, desde o político mais importante, até a pessoa mais humilde. O direito a informação é sagrado e eu quero continuar sendo a voz dessas pessoas. Essa é a minha satisfação”, destaca a fundadora. “Nenhum veículo se mantém no ar por tanto tempo se ele não primar pelos pilares que sustentam o jornalismo que é: precisão, concisão e a imparcialidade da notícia. É isso que tentamos diariamente”, complementa Sylma Lima.

Com tantos anos de trabalho responsável, o Capital do Pantanal conquistou a admiração e o reconhecimento de diversas personalidades e autoridades regionais. Entre elas, o governador do estado, Eduardo Riedel.

Governador Eduardo Riedel. Foto: Divulgação

“Um dos pioneiros do jornalismo eletrônico em Mato Grosso do Sul, o Capital do Pantanal celebra mais de duas décadas de um jornalismo sério e de qualidade, atuando diretamente do berço do nosso lindo e precioso Pantanal. Em um tempo em que sustentabilidade e desenvolvimento precisam caminhar juntos, a imprensa é fundamental para fortalecer a consciência ambiental e o progresso do nosso estado. Parabéns a toda equipe por 22 anos no ar informando a nossa gente.”

O deputado estadual Paulo Duarte também destaca a importância do Capital do Pantanal para a imprensa de Mato Grosso do Sul.

Deputado Estadual Paulo Duarte. Foto: Divulgação

“O Capital do Pantanal acompanhou ao longo desses 22 anos não somente a minha história, como a de Mato Grosso do Sul, Corumbá e Ladário, de uma forma única de contar histórias. Hoje o Capital do Pantanal tem um nome consolidado, construído por uma mulher guerreira, que supera dificuldades, e que acima de tudo tem coragem de sempre seguir em frente. Ao Capital do Pantanal, deixo meu abraço e desejo vida longa!”

Ednir de Paula, presidente do IMNEGRA (Instituto da Mulher Negra do Pantanal), reconhece do Capital do Pantanal como um protagonista na luta pelos direitos humanos.

Ednir de Paula. Foto: Divulgação

“O Capital do Pantanal, faz parte da trajetória do IMNEGRA, através da jornalista Sylma Lima, que também fez parte da Diretoria do Instituto da Mulher Negra do Pantanal, ocupando uma cadeira no Colegiado Estadual de Direitos da Pessoa Humana. O Capital do Pantanal publicou vários projetos sociais que o IMNEGRA desenvolveu, pelo antigo PCP - VALE, como também as violações de direito, e aqui, destaco a cobertura deste jornal, referente às moradias irregulares no município, quando teve o colegiado de Direitos Humanos para Corumbá. Parabéns e sucesso!”

A pescadora, Sarlidey Machado, personalidade de referência na luta pela igualdade feminina e na defesa do Pantanal, destaca a personalidade corajosa e verdadeira do Capital do Pantanal.

Sarlidey Machado, pescadora pantaneira. Foto: Divulgação

“O Capital do Pantanal é um jornal exemplar, corajoso e verdadeiro. Um site que noticia tudo oque o povo precisa saber, com informação de qualidade e importância. Eu, uma mulher pescadora, simples, do mato, sempre fui muito bem recebida todas as vezes que procurei pelo Capital do Pantanal. Desejo que Deus continue iluminando o trabalho dos profissionais do Capital do Pantanal e que o site prospere mais e mais.”

O desembargador de Mato Grosso do Sul, João Batista da Costa Marques, ressalta o princípio do procedimento legal, utilizado pelo Capital do Pantanal para narrar o farto com retidão.

Desembargador de MS, João Batista da Costa Marques. Foto: Divulgação

“Como leitor assíduo do Capital do Pantanal, não posso deixar de cumprimentar os 22 anos de existência do site que não deixa seus leitores mergulhados nas águas escuras das emoções. Com extrema responsabilidade, jornalistas e editores do Capital do Pantanal adotam o princípio do procedimento legal, chamado Lei da Evidência, cujo objetivo é narrar o fato com retidão, sem nunca disfarçar para chegar à conclusão, sem basear-se em boatos fantasiosos. Cumprimentos à fundadora Sylma Lima e respeitáveis jornalistas pelos 22 anos de feliz existência.”

Ubiratan Canhete Filho, o Bira, presidente da Câmara Municipal de Corumbá, considera o Capital do Pantanal como um site de grande credibilidade na região. Os vereadores do município aprovaram, nesta semana, uma moção de congratulação pelos 22 anos do Capital do Pantanal.

Bira, presidente da Câmara de Corumbá. Foto: Divulgação

“O Capital do Pantanal faz parte da rotina do corumbaense, que ao longo do dia busca por notícias nos jornais virtuais. Sem dúvida nenhuma, o Capital do Pantanal está na primeira prateleira, como um site de grande credibilidade na região. Aprovamos com unanimidade uma moção de congratulação em reconhecimento por todo o trabalho realizado nessas mais de duas décadas de jornalismo sério. Corumbá não pode abrir mão de um veículo de comunicação da qualidade do Capital do Pantanal.”

O ex-senador Delcídio Amaral afirma que o Capital do Pantanal contribui para um futuro melhor de todos os corumbaenses.

Ex-senador Delcídio Amaral. Foto: Divulgação

Não poderia deixar de registrar a importância do Capital do Pantanal para Corumbá, um jornal com 22 anos de trabalho sério desenvolvido sobre o comando da jornalista Sylma Lima. O Capital do Pantanal desempenha jornalismo decente e digno, que ajuda a opinião pública de Corumbá e da nossa região a esclarecer melhor os fatos. Vocês contribuem para um futuro melhor de toda a nossa gente. Parabéns querida Sylma, que Deus abençoe você e toda a sua equipe. Conte com a gente, corumbaenses com muito orgulho!”

Ricardo Ayache, presidente da Cassems (Caixa de Saúde dos Servidores de Mato Grosso do Sul), considera que o Capital do Pantanal possui um papel fundamental na valorização das pautas locais: 

Presidente da Cassems, Ricardo Ayache. Foto: Divulgação

“Quero parabenizar o site Capital do Pantanal pelos seus 22 anos de trajetória. São mais de duas décadas dedicadas ao jornalismo sério, comprometido com a informação de qualidade e com o desenvolvimento da nossa região. O Capital do Pantanal tem um papel fundamental na valorização das pautas locais e na construção de uma sociedade mais informada e participativa. Parabéns a toda a equipe por essa história de credibilidade e dedicação.”

O médico cirurgião geral, Dr. Manoel João, amigo pessoal da fundadora Sylma Lima, destaca a força e a coragem da jornalista por sempre lutar por seus ideais.

Médico cirurgião geral, Dr. Manoel João. Foto: Divulgação 

“Parabéns à jornalista Sylma Lima pelos 22 anos do site Capital do Pantanal. Vi o nascimento e acompanhei o crescimento desse site sério, pautado na verdade do cotidiano do nosso povo, com temas importantes sobre política, segurança e tantas outros. Sou amigo pessoal da Sylma Lima, vi ela criar o site e enfrentar perdas difíceis como a despedida de sua mãe, seu companheiro e seu filho, mesmo assim, como uma guerreira, ela se manteve firme sem abaixar a cabeça, lutando pela família e por seus interesses.”

João batista, diretor da empresa Andorinha, um dos parceiros comerciais mais antigos do Capital do Pantanal, destaca a dedicação e o profissionalismo do site.

João Batista, diretor da empresa Andorinha. Foto: Divulgação

“Quero parabenizar o Capital do Pantanal pelos seus 22 anos de dedicação para trazer as notícias da nossa cidade de Corumbá e região, que tem feito com responsabilidade e confiabilidade nas informações que chegam até os seus leitores. Parabéns, que continuem com esse mesmo profissionalismo que têm se dedicado nesses 22 anos. Sucesso!”

O advogado Cândido Burguêz de Andrade Filho reconhece o trabalho do Capital do Pantanal como exemplo de jornalismo ético e comprometido com a verdade.

Advogados Cândido Burguêz de Andrade e Anne Andréa Andrade. Foto: Divulgação

Querida equipe do Capital do Pantanal, parabéns pelos 22 anos de trajetória!
É uma marca significativa: mais de duas décadas dedicadas ao jornalismo responsável, ético e comprometido com a verdade em uma região tão especial como o Pantanal. A fundadora e editora-chefe Sylma Lima, jornalista, escritora e professora de Língua Portuguesa, construiu uma história sólida à frente do veículo, pautada pela seriedade, pela qualidade da informação e pela valorização da comunidade local. Seu trabalho é exemplo de profissionalismo, dedicação e contribuição efetiva para a comunicação regional. O Capital do Pantanal consolidou-se como referência no jornalismo do Mato Grosso do Sul, conectando fronteiras, fortalecendo o senso de cidadania e preservando a identidade pantaneira com rigor técnico e compromisso social. Que venham muitos outros anos de crescimento e reconhecimento, sempre com o mesmo propósito que marcou essa trajetória: informar com credibilidade e servir à sociedade.

O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, destacou a responsabilidade e a ética responsável por manter o Capital do Pantanal há mais de duas décadas no ar.

Munir Ramunieh, prefeito de Ladário. Foto: Capital do Pantanal

“Quero nesses 22 anos do Capital do Pantanal, site de muita responsabilidade, segurança e ética, parabenizar minha amiga Sylma Lima, pessoa íntegra, por seu profissionalismo e pelos seus 22 anos no mercado jornalístico. Isso é uma forma de respeito com o público que prestigia o Capital do Pantanal. Que venham os próximos 22 anos!”

O Capital do Pantanal tem orgulho de há 22 anos ser ponte entre a notícia o leitor. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.