Economia

Corumbá busca ampliar voos regulares para fortalecer turismo e economia local

18 OUT 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 10h40
Prefeito e representantes discutem alternativas para atrair companhias aéreas e garantir operação anual de voos. - Foto: Divulgação/PMC

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, participou de uma reunião em Campo Grande na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR MS) para tratar da expansão e regularização da malha aérea que atende o município.

O encontro teve como foco aumentar a conectividade de Corumbá com outras regiões do país, promovendo o turismo e atendendo demandas econômicas e sociais da cidade e do Pantanal.

Participaram da reunião Bruno Wendling, Diretor-Presidente da FUNDTUR MS; Zelinho Carvalho, Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do Pantanal; Gessé Tavares de Almeida, gerente da AENA Corumbá; e Admilson Esquivel, Vice-Presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT).

Durante a conversa, os participantes debateram estratégias para atrair companhias aéreas que operem rotas regulares de forma permanente, superando a sazonalidade atual. O objetivo é garantir voos durante todo o ano, atendendo tanto o turismo tradicional quanto eventos de grande porte, como o Carnaval e a temporada de pesca esportiva, que movimentam a economia local.

O prefeito Dr. Gabriel destacou a importância do tema para o crescimento regional. “Estamos trabalhando para que essa ligação com o restante do país seja contínua, fortalecendo o turismo, o comércio e todos os setores que dependem da conectividade aérea. Nossa missão é garantir oportunidades que impulsionem o desenvolvimento regional e aproximem o Pantanal do Brasil”, afirmou.

Zelinho Carvalho reforçou a necessidade de parceria entre poder público e iniciativa privada. “A conectividade aérea é essencial para o turismo e a economia local. Precisamos de uma companhia que se estabeleça em Corumbá de forma definitiva. Essa é uma pauta estratégica que exige engajamento do Estado, do Município e do trade turístico”, declarou.

A ACERT se comprometeu a fornecer dados sobre demanda e ocupação média dos voos. Enquanto isso, a AENA e o Governo do Estado, por meio da FUNDTUR MS, avaliam incentivos e possíveis subsídios para viabilizar a permanência das empresas aéreas interessadas em operar regularmente no município.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.