Período de seca exige atenção redobrada de banhistas no rio Paraguai
17 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h07O alerta foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Corumbá nesta sexta-feira (17). De acordo com informações, durante o período da vazante do rio Paraguai, as pessoas costumam aproveitar a formação das chamadas "praias de areia" ao longo do leito do rio para passear com embarcações e tomarem banho de maneira mais relaxada, acreditando que estão em segurança. Porém, o alerta é claro para a necessidade de cuidados redobrados com a segurança, especialmente com as crianças.
Segundo dados atualizados do SACE (Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Paraguai), responsável pelo monitoramento da bacia do rio Paraguai, a régua de Ladário marca a altura de 1.1m. Do dia 1° à 16 de outubro, o nível do rio já reduziu 0,69 cm, caindo de 1.79 m para a atual medida de 1.1 m.
Os Bombeiros e a Defesa Civil orientam que durante o período da vazante do rio, é comum o surgimento de buracos escondidos sob a areia, correntezas repentinas mesmo em trechos rasos e desníveis bruscos no fundo do rio. Além disso, devido as águas rasas, embarcações terminam trafegando próximo demais das áreas de banho, o que também representa riscos.
As forças de segurança orientam para que as pessoas permaneçam em locais monitorados por salva-vidas, prefiram entrar na água em grupo e sempre com alguém por perto e que evitem áreas com vegetação aquática densa ou pedras escorregadias. Para as embarcações, o alerta é para que mantenham distância segura dos locais de banho.
Entre os cuidados essenciais com as crianças, os Bombeiros reforçam para que os responsáveis nunca as deixem sozinhas na água ou às margens do rio, mesmo que elas saibam nadar. É obrigatório o uso de coletes salva-vidas infantis sempre que estiverem em embarcações ou próximas à água. Os militares alertam ainda para que evitem o consumo de bebidas alcoólicas quando estiverem responsáveis por menores e que ensinem as crianças a respeitarem os limites da área segura e a não mergulharem em locais desconhecidos.
Mesmo nos trechos que parecem rasos e seguros, o rio pode ser traiçoeiro. Afogamentos são silenciosos e rápidos. Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.