Política

Nanah solicita informações sobre obras da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá

14 OUT 2025 • POR Assessoria • 16h47
Nanah quer saber como está o processo de implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá. - Foto: Ascom

A vereadora Nanah Cordeiro está questionando as autoridades municipais sobre a construção da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, tendo em vista o acordo firmando em 29 de janeiro de 2024 na presença do governador Eduardo Riedel e da ministra Cida Gonçalves, referente à implantação desse projeto de grande relevância social para região, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres.

Nanah, inclusive, destacou que, na época, foi amplamente divulgado a cedência de um terreno na esquina das ruas Campo Grande com a 21 de Setembro, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, inclusive tendo sido publica no Diário Oficial da União em 17 de julho de 2024.

Diante da importância e o interesse público no andamento dessa obra, a vereadora pediu informações por parte da Prefeitura Municipal, em relação ao cronograma previsto para o início e a conclusão das obras; em que fase se encontra o projeto; quais canais ou meios de comunicação para população acompanhar de forma transparente.

“A Casa da Mulher Brasileira é um projeto de extrema importância para Corumbá, pois visa integrar, em um mesmo espaço, serviços de acolhimento, atendimento e proteção a mulheres em situação de violência. Em 2021, o município havia recusado a implantação da unidade. No entanto, em janeiro de 2024, foi formalizado um termo de adesão para a construção do referido centro, com a presença do então prefeito e do governador Eduardo Riedel, em parceria com o Ministério da Mulher”, lembrou.

Disse que desde a publicação da cessão do terreno, há grande expectativa por parte da população quanto à execução da obra, mas ainda  não há informações claras sobre o andamento do processo, cronograma de obras ou previsão de conclusão. “Por isso, diante da necessidade de transparência na gestão pública, é dever deste Legislativo buscar informações que permitam à população acompanhar o andamento desse importante equipamento público voltado à proteção das mulheres”, afirmou justificando seu requerimento.

Iluminação 

À secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos de Corumbá, Nanah reiterou a necessidade de serviços e manutenção e implantação de sistemas de iluminação pública em Corumbá, como na Avenida Santa Cruz; na Praça da República; Jardim da Independência; pista de Skate localizada no Complexo Poliesportivo Lucílio de Medeiros, na Porto Carreiro; e na Rua Antônio João, no trecho compreendido entre as ruas Joaquim Murtinho e América.

Disse que a retomada dos serviços da PPP de Iluminação Pública representa um marco importante para o avanço na qualidade da infraestrutura urbana e na segurança da população, mas que é necessário garantir que as demandas anteriormente apresentadas no Legislativo corumbaense sejam devidamente executadas com prioridade, diante das condições críticas de iluminação em áreas de grande circulação de pessoas e relevância pública.

Pavimento 

Reivindicou a recuperação do pavimento da Rua 15 de Novembro entre as ruas Dom Pedro II e João Afonso, que se encontra em condições precárias de trafegabilidade, apresentando buracos, irregularidades e ausência de lajotas em diversos pontos. A situação se agrava devido à galeria aberta existente ao lado da via, que aumenta o risco de acidentes especialmente em períodos de chuva, quando o escoamento de água e o acúmulo de lama tornam o trajeto ainda mais perigoso.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.