Novo ônibus amplia transporte escolar para zona rural de Corumbá
9 OUT 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 16h30A rede municipal de ensino de Corumbá ganhou, nesta quinta-feira (9), um reforço importante no transporte escolar. Um novo ônibus foi entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante evento realizado na Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso, com a presença do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira.
O veículo, o terceiro recebido pela pasta neste ano, foi adquirido com recursos do programa federal Escola em Tempo Integral. Ele tem capacidade para 59 passageiros, ar-condicionado e uma poltrona móvel para acessibilidade. O objetivo é garantir mais conforto e inclusão aos estudantes que dependem do transporte público escolar.
Segundo a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, o ônibus vai atender alunos da região de fronteira e do assentamento Tamarineiro I. “Era uma rota que precisava de apoio, e com isso vai melhorar o transporte, a logística e a equidade”, destacou Mabel.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira também comentou a parceria com o Governo Federal. “Estamos com uma parceria do Governo Federal visando mudar e muito a educação de Corumbá. Nós queremos melhorias na educação e no transporte, com mais conforto e segurança aos nossos alunos”, afirmou.
Reforço no transporte escolar
Em 2025, a Semed já recebeu outros dois ônibus. O primeiro, entregue em março, possui 45 lugares e foi viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O segundo, recebido em julho, tem 29 lugares e foi adquirido por meio do programa estadual “MS Educação – Educação bem-feita faz o futuro dar certo”. A previsão é que um quarto veículo seja entregue ainda este ano.
Incentivo à participação dos alunos no SAEB
Durante a visita à escola, Mabel Sahib também conversou com estudantes dos 5º e 9º anos sobre a importância da avaliação nacional do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicada entre os dias 20 e 30 de outubro.
“A participação dos alunos é essencial, já que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com base no desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (SAEB) e na taxa de aprovação escolar”, explicou.
Em 2023, Corumbá registrou Ideb de 4,7 nos Anos Iniciais e Finais, o mesmo índice dos Anos Iniciais em 2021, quando os Finais foram 4,4. A meta projetada à época era de 5,4 e 4,9, respectivamente.
“Estamos na reta final e contamos com o compromisso de todos. A presença e o empenho dos alunos fazem a diferença para que Corumbá alcance os melhores resultados da sua história”, concluiu a secretária.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.