Polícia

Fiscalização em distribuidoras não identifica bebidas adulteradas em Corumbá

7 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h25
Nas oito distribuidoras fiscalizadas, foram encontradas apenas irregularidades no acondicionamento de bebidas. A operação terá continuidade. - Foto: Divulgação/PCMS

A ação conjunta é realizada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, com o apoio da Coordenadoria de Fiscalização e Posturas do Município e da Guarda Municipal, nesta terça-feira (7). A operação fiscaliza distribuidoras de bebidas na cidade para orientar comerciantes e verificar a regularidade dos produtos comercializados, especialmente quanto à existência de bebidas irregulares, falsificadas ou contaminadas com metanol. Ao todo, oito distribuidoras foram fiscalizadas.

Durante as inspeções, foram identificadas algumas irregularidades administrativas relacionadas à documentação e acondicionamento de bebidas, sendo os produtos irregulares apreendidos pela Coordenadoria de Fiscalização e Posturas do Município. Importante destacar que, após minuciosa verificação, nenhuma bebida ou lote apresentou qualquer indício de contaminação por metanol, substância altamente tóxica e responsável por recentes casos de intoxicação em outras regiões do país.

Fiscalização objetiva identificar possíveis bebidas contaminadas por metanol. Foto: Divulgação/PCMS

A ação integra um esforço preventivo da Polícia Civil e dos órgãos municipais de fiscalização diante do aumento de ocorrências envolvendo bebidas adulteradas em outros estados. Nas últimas semanas, notícias veiculadas em todo o Brasil relataram episódios graves de intoxicação por metanol, com registros confirmados em São Paulo e no Paraná, onde perícias laboratoriais identificaram a presença dessa substância em bebidas alcoólicas falsificadas. O Governo de São Paulo, inclusive, determinou a suspensão preventiva de inscrições estaduais de distribuidores e bares suspeitos, e diversas operações vêm sendo realizadas por forças de segurança em todo o país para combater o problema.

Em Corumbá, a operação transcorreu dentro da normalidade, não sendo localizados produtos com qualquer risco à saúde pública. A Polícia Civil destaca que o comércio local de bebidas, em sua maioria, tem colaborado com as ações de fiscalização e cumprido as normas sanitárias e tributárias aplicáveis.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.