Vereador sugere lei estadual que conceda desconto no IPVA a motoristas exemplares
7 OUT 2025 • POR Assessoria • 11h22Um Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de desconto de 10 e 15% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos motoristas que não cometerem infrações de trânsito no período de dois e três anos consecutivos, respectivamente, é o que está sugerindo o vereador Matheus Cazarin ao deputado estadual Paulo Duarte, como medida de incentivo à boa conduta no trânsito.
A sugestão foi feita durante a sessão de ontem, segunda-feira, 6, com o objetivo de incentivar condutores de veículos sul-mato-grossenses a manterem conduta exemplar no trânsito, premiando aqueles que não cometem infrações ao longo dos anos.
A medida, conforme Cazarin, tem caráter educativo e preventivo, promovendo a conscientização e a valorização da direção segura e responsável. “Ao reconhecer o comportamento correto dos condutores, o Estado reforça a importância da cidadania, da prudência e do respeito às normas de trânsito”, comentou.
“Além do aspecto pedagógico, o incentivo contribui diretamente para a redução de acidentes, preservação de vidas e diminuição dos custos públicos com o atendimento a vítimas de trânsito. Trata-se, portanto, de uma proposta de grande alcance social e benefício coletivo”, acrescentou.
Energia
À Empresa Energisa Mato Grosso do Sul (Energisa), o vereador solicitou informações e esclarecimentos em relação às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica na Rua Rio Grande do Sul, trecho entre Marechal Deodoro e República do Paraguai, conforme frequentes relatos de moradores e comerciantes da região.
No documento, questionou os motivos; se há obras, manutenções ou intervenções técnicas programadas para corrigir o problema, e quais medidas estão sendo adotadas para evitar novas interrupções e garantir a estabilidade do serviço prestado à população.
“São situações que causam transtornos domésticos e comerciais, além de representar risco à segurança e à integridade de aparelhos elétricos”, afirmou, citando ser dever do Poder Legislativo zelar pela qualidade dos serviços públicos essenciais e garantir que a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica adote providências imediatas para regularizar o problema.
Trânsito
Por meio de requerimento, Cazarin solicitou à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, a realização de estudo de viabilidade para implantação de um redutor de velocidade na Rua Paraíba, trecho entre as ruas Alan Kardec e República da Bolívia, no Conjunto Primavera, para mais segurança de trânsito, evitando excesso de velocidade em uma via com intenso tráfego de veículos. Lembrou que a via é linha de ônibus, o que aumenta o fluxo diário de veículos e reforça a necessidade de uma intervenção por parte da agência no sentido de garantir um trânsito mais seguro para todos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.