Política

Vereadores buscam apoio de Soraya Thronicke para realização de cirurgias eletivas

7 OUT 2025 • POR Assessoria • 09h37
Pedido de Hesley e Hanna visa reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas na cidade. - Foto: Divulgação

A destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões, é o que buscam a vereadora Hanna Ellen Santana e o vereador Hesley Sant’ana junto à senadora Soraya Thronicke para financiar a realização de cirurgias eletivas em Corumbá.

O pedido foi feito na noite de ontem, segunda-feira, 6, por meio de uma indicação apresentada por Hanna e assinada por Hesley, durante sessão ordinária da Câmara, com a finalidade de atender a fila de espera prioritária dos usuários do SUS no município.

Hanna e Hesley destacaram de extrema importância a destinação dessa emenda que vai atender, de forma imediata, pacientes que aguardam na fila, a realização de cirurgias eletivas, bem como demais urgências da Secretaria Municipal de Saúde relacionadas à execução desses procedimentos, tais como apoio diagnóstico, leitos de retaguarda, insumos e logística.

“A iniciativa decorre do acumulado de demandas de média e alta complexidade, que afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, prolongam sofrimento, geram custos indiretos como deslocamentos e afastamentos laborais, e elevam o risco de agravamento clínico por atraso no cuidado”, justificou Hanna durante a apresentação da indicação.

Destacou se tratar de uma “medida de inequívoco interesse público, voltada a assegurar acesso oportuno, integral e eficiente, em consonância com os princípios do SUS”.

Observou que, com esse aporte extraordinário, “será possível ampliar imediatamente a capacidade operacional por meio de mutirões e incremento temporário da oferta, atendendo prioritariamente a fila existente e as urgências da Secretaria, prevenindo agravamentos evitáveis e restituindo dignidade às pessoas que aguardam por procedimentos necessários”.

Hanna e Hesley finalizaram afirmando que a solicitação “reafirma o compromisso com a eficiência do gasto público, a transparência na aplicação dos recursos e a efetividade do direito à saúde da população corumbaense”.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.