Natureza

Quadro clínico de trabalhador atacado por onça no Pantanal é estável

6 OUT 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h05
Vítima está internada na Santa Casa de Campo Grande. - Foto: Divulgação

Apesar dos graves ferimentos provocados pelo ataque de uma onça-pintada neste fim de semana, na Fazenda Milagres, na região conhecida por Paiaguás, no Pantanal de Corumbá, o quadro clínico do trabalhador rural de 28 anos, identificado pelas iniciais F.R.A., é estável. O peão está internado na Santa Casa de Campo Grande e as informações sobre a sua saúde foram divulgadas pela família.

De acordo com o relato de familiares, o ataque do felino teria ocorrido quando a vítima e outro peão retornam à cavalado para a sede da fazenda. A onça atacou o homem no momento em que ele passou próximo à uma carcaça de animal.

Devido a localização de difícil acesso, os primeiros socorros à vítima só foram realizados à noite, por Bombeiros da Base Avançada dos Bombeiros no Pantanal. O homem apresentava múltiplos ferimentos provocados por mordeduras, arranhões nos braços e nas pernas e até exposição muscular na cabeça. 

Após o atendimento emergencial, um helicóptero do Exército, com instrumentos de navegação noturna, realizou o transporte da vítima para o Hospital na Capital.   

Vítima sofreu múltiplos ferimentos e foi transportado por aeronave do Exército. Foto: Divulgação

PMA não foi acionada

Em nota, a Polícia Militar Ambiental (PMA) informa que não foi acionada para o atendimento à ocorrência.

"Até o momento, a corporação não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o fato e, por essa razão, não dispõe de informações adicionais acerca da dinâmica do suposto evento ou do estado de saúde da vítima.

Dessa forma, eventuais esclarecimentos deverão ser obtidos junto aos órgãos e profissionais diretamente responsáveis pelo atendimento da ocorrência, os quais poderão fornecer informações mais precisas sobre o caso.

A Polícia Militar Ambiental reforça que permanece à disposição para atuar em situações que envolvam fauna silvestre, sempre que acionada pelos canais oficiais de emergência".

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.