Polícia

Atuação em unidades especializadas integram o currículo do comandante do 6° BPM

1 OUT 2025 • POR Danielly Carvalho • 08h34
Tenente-Coronel Castilho, há um mês no comando da unidade, já atuou no DOF, Batalhão de Choque e Polícia Militar Rodoviária. - Foto: Capital do Pantanal

O Tenente-Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão assumiu o comando do 6º Batalhão da Polícia Militar em Corumbá no dia 29 de agosto e desde então tem desenvolvido uma gestão voltada para a segurança ampla e eficiente em Corumbá e Ladário. Com experiência em unidades especializadas, como o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Batalhão de Choque e Polícia Militar Rodoviária, Samuel Castilho destaca que os desafios da cidade envolvem tanto crimes urbanos quanto ilícitos transfronteiriços, comuns em regiões de fronteira.

O comandante do 6º Batalhão explica que os crimes que mais impactam o cotidiano da população incluem furtos, roubos, violência doméstica e perturbação do sossego, mas reforça que os crimes transfronteiriços também exigem atenção constante. Organizações criminosas utilizam a cidade como rota para grandes centros e, muitas vezes, esses ilícitos acabam gerando crimes urbanos secundários, dificultando o trabalho policial. "Nosso trabalho precisa atuar em ambos os cenários. A população urbana deve sentir a presença da PM na prevenção e na repressão de delitos, e nós temos essa obrigação", afirmou.

Experiência de unidades especializadas devem favorecer a coordenação das equipes contra crimes transfronteiriços na região. Foto: Capital do Pantanal 

A violência doméstica é uma das prioridades do batalhão. Por meio do Programa Mulher Segura, conhecido como PROMUSE, a Polícia Militar fiscaliza medidas protetivas e garante atendimento adequado às vítimas. A atuação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal complementa essas ações. O Tenente-Coronel Samuel Castilho explica que a população está mais confiante para denunciar, e a cultura de “não se meter em briga de marido e mulher” vem sendo transformada. "Qualquer denúncia é atendida e investigada, com o objetivo final de prevenir o feminicídio", disse.

Outro desafio enfrentado diariamente pela PM é a perturbação do sossego, especialmente causada pelo som alto, que lidera o número de ocorrências registradas pelo 190. Ele esclarece que a abordagem é feita inicialmente por orientação, seguida de notificação e, se necessário, ação repressiva. "Precisamos conscientizar a população de que nosso direito termina onde começa o direito do outro. É uma questão de respeito mútuo", destacou.

Além dos crimes urbanos, o comandante do 6º Batalhão reforça a importância da integração com outras forças de segurança e órgãos municipais e estaduais, incluindo Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Detran e Agetrat. A coordenação entre as instituições permite que operações conjuntas sejam mais eficientes e que a resposta aos ilícitos seja qualificada. "O trabalho conjunto é essencial para a segurança urbana e de fronteira. Sem essa interação, nossas ações não seriam tão eficazes", contou ao Capital do Pantanal.

6º Batalhão tem o desafio de manter a ordem e segurança na região pantaneira. Foto: Capital do Pantanal 

O 6º Batalhão também tem intensificado o policiamento comunitário. O objetivo é estreitar o relacionamento entre população e PM, garantindo que denúncias e informações relevantes cheguem rapidamente às equipes. Ele acredita que a comunidade é a principal aliada na prevenção e redução da criminalidade.

Nos últimos meses, o batalhão recebeu mais de 30 novos policiais, ampliando o efetivo para atender Corumbá e Ladário de forma mais ágil e próxima da população. O Tenente-Coronel Samuel Castilho afirma que o aumento do efetivo, aliado à melhoria em infraestrutura, equipamentos e viaturas, permitirá que a tropa realize operações cada vez mais qualificadas. "A tropa do 6º BPM é altamente profissional. Nosso dever é servir e proteger, oferecendo respostas rápidas e eficazes à sociedade", concluiu.

Com foco na segurança urbana, na prevenção da violência e na integração com outras forças, o comandante do 6º Batalhão busca consolidar uma atuação que contemple todos os aspectos da criminalidade, garantindo que Corumbá e Ladário sejam cidades mais seguras e organizadas, mesmo diante dos desafios típicos de regiões de fronteira.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.