Cultura

Crianças participam de passeio histórico à bordo de ônibus relíquias da Andorinha

18 SET 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h19
O mais antigo deles, o Cornelinha, modelo de 1948, fez o maior sucesso entre as crianças participantes. - Foto: Enviado ao Capital do Pantanal

O projeto cultural da empresa Andorinha teve inicio na manhã desta quinta-feira (18), com a participação de 52 integrantes do projeto social Sorriso de Criança, do bairro Cristo Redentor. A ação promove um passeio pelo centro histórico de Corumbá à bordo de dois veículos da frota considerada relíquia da empresa: o ônibus Cornelinha, utilizado em 1948 e o Apogeu, de 1974.

Logo cedo, a partir das 08 horas, todos já estavam reunidos na Praça Jardim da Independência, no centro de Corumbá, numa super recepção, com oferta de pipoca e algodão doce que deixaram o passeio ainda mais interessante.

Crianças foram recepcionadas com pipica e algodão doce. Foto: Enviado ao Capital do Pantanal

Saindo do Jardim da Independência, os ônibus antigos desceram a rua Antônio Maria Coelho e passaram pela histórica Avenida General Rondon, chamando a atenção de todos por onde transitava. Com olhos atentos aos mínimos detalhes, as crianças tiveram uma experiência enriquecedora e a oportunidade de criar uma visão diferenciada da beleza urbana de Corumbá. 

O vice-presidente do projeto Sorriso de Criança, Rashid Ahmad, descreveu a manhã como incrível. "Nossas crianças estaão sempre procurando aprender mais e essa experiência foi incomparável. Conhecer de perto o Cornelinha, usado em 1948, e o ônibus de viagem de 1974, foi maravilhoso. Eles viram nossa cidade de uma outra vista. Eles amaram!", disse Rashid ao lado de Claudete Solis, presidente do projeto.

O Sorriso de Criança atende aproximadamente 200 crianças do bairro Cristo redentor com aulas de reforço escolar e artes marciais nos turnos da manhã, tarde e noite. A sede do projeto fica na rua Paraná, nº 8, entre a Ladário e a Tiradentes. 

 

O projeto cultural da empresa Andorinha ainda tem mais dois dias de viagens previstas na cidade. Na sexta-feira (19), com a participação de crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Novo Olhar e no sábado (20), com o Projeto Sementes de Luz.              

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.