Corumbá recebe unidade odontológica móvel para ampliar atendimentos
21 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h17Corumbá está entre as seis cidades de Mato Grosso do Sul contempladas com uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) pelo Novo PAC Saúde. O veículo vai reforçar a assistência em saúde bucal na região, especialmente em comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas de difícil acesso, além de atender populações em situação de vulnerabilidade urbana, garantindo assistência a moradores que antes precisavam se deslocar longas distâncias.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21), durante cerimônia em Sorocaba (SP), onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 400 veículos para municípios de todo o país. A conquista foi articulada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) junto ao Ministério da Saúde.
Além de Corumbá, também foram contemplados os municípios de Antônio João, Aquidauana, Caarapó, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho. Cada veículo representa um investimento de R$ 513,6 mil, somando mais de R$ 3 milhões em recursos para a saúde bucal sul-mato-grossense.
As unidades móveis funcionam como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde, com equipamentos completos, incluindo cadeira odontológica, aparelho de raio-x, gerador de energia e ferramentas que permitem desde atendimentos básicos até procedimentos mais complexos, como tratamento de canal e oferta de próteses dentárias.
Em Mato Grosso do Sul, cada município contemplado terá a unidade adaptada à sua realidade: em Corumbá, a UOM será usada para ampliar a assistência em saúde bucal em regiões ribeirinhas e comunidades afastadas; em Antônio João, a prioridade será atender assentamentos e aldeias; em Aquidauana, diversas comunidades indígenas do Pantanal; em Caarapó, áreas rurais e indígenas; em Porto Murtinho, moradores de regiões isoladas; e em Ribas do Rio Pardo, trabalhadores rurais e população de rua.
Cada veículo contará com uma equipe formada por dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Quando houver necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou outros serviços de referência. A frota será renovada a cada cinco anos, garantindo continuidade e segurança nos atendimentos.*Com informações da Assessoria de Comunicação.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.