Geral

Licitação de R$ 68,2 milhões prevê obras em 89 km da Estrada Parque

18 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho • 14h42
Trecho de 89,5 km entre Corumbá e Nhecolândia terá obras em pontes e vias de cascalho. - Foto: Reprodução Google maps/Campo Grande News

A Estrada Parque Pantanal (MS-228), que liga Corumbá à região da Nhecolândia, deve passar por obras de recuperação em um trecho de 89,5 quilômetros. A Agesul abriu licitação de R$ 68,2 milhões para os serviços, que incluem a construção de pontes. Entre elas, está a do rio Negro, destruída pelas queimadas no ano passado. O trajeto também cruza o rio Paraguai, na altura do Porto da Manga, onde o transporte é feito por balsa.

Segundo publicação no Diário Oficial, a intervenção será feita em área já autorizada pelo Imasul em 2024, dentro de um trecho de 160 quilômetros com licença ambiental liberada. A licitação abrange a rodovia entre os entroncamentos da MS-423 e da MS-184.

Em 2023, obras em estradas pantaneiras chegaram a ser suspensas após o TCE cobrar regularização ambiental. O temor era que alterações prejudicassem o fluxo natural das águas, determinante para o equilíbrio entre seca e cheia no Pantanal. Nessa época do ano, durante a estiagem, há regiões que sequer são alcançadas pelas vias.

No mesmo ano, o governo estadual redefiniu o papel do Comitê Gestor da Estrada Parque Pantanal, responsável por ordenar o uso do entorno das rodovias MS-228 e MS-184. A medida foi justificada pela necessidade de conciliar turismo, pecuária e preservação ambiental.

As empresas interessadas devem apresentar propostas no dia cinco de setembro. O edital prevê a recuperação do revestimento primário da estrada, sem pavimentação asfáltica, apenas nivelamento e aplicação de cascalho. A escolha será feita pelo critério de menor preço.*Com informações do site Campo Grande News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.