Operação Falcão recupera gado, conduz autores e apreende contrabandos
11 AGO 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h17A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou nesta segunda-feira, 11 de agosto, o resultado da terceira edição da Operação Falcão, desencadeada pelo Batalhão de Polícia Militar Rural. As ações foram realizadas na região do Pantanal de Corumbá, além dos municípios de Sonora, Sidrolândia e Terenos, com o objetivo de fortalecer a presença policial e combater de forma qualificada os crimes de abigeato (furto de gado), além do roubo de insumos e equipamentos agrícolas.
Ao todo, a operação recuperou 41 cabeças de gado; apreendeu 28 armas; localizou e recuperou oito veículos; cumpriu 16 mandados de prisão; conduziu 79 autores para delegacia, sendo 65 deles, em flagrante delito; prenderam dois autores de furto de gado e um autor de homicídio, com apreensão de arma de fogo.
Entre os crimes ambientais e de contrabando, as equipes apreendera: 3 toneladas de adubo de origem irregular; 73 pneus e duas rodas de procedência ilícita; e 4.532 pacotes de cigarro contrabandeado.
Além dos crimes rurais, a operação também apreendeu drogas, que totalizaram 2.134,27 kg, sendo: 1868,68 kg de maconha; 148,26 kg de Skank; 1kg de Pasta Base; e 116,33 kg de Haxixe.
Com essas ações, estima-se um prejuízo de R$ 7.115.500,00 aos criminosos, considerando as apreensões de drogas, produtos furtados e contrabandeados.
A PM destaca que a operação cumpre seu objetivo de proporcionar maior tranquilidade à população rural, além de enfraquecer as organizações criminosas que atuam no estado. A Operação Falcão integra o Programa Campo Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e desenvolvido pela Polícia Militar por meio do BPMRu. O programa visa proteger a vida, o patrimônio e a produção no campo, contando com ferramentas como:
- Rede de Vizinhos em Alerta;
- Visitas técnicas para análise de risco;
- Mapeamento de pontos vulneráveis com uso de tecnologia;
- Cadastro georreferenciado de propriedades, com informações úteis para a atuação policial.
Atualmente, cerca de 17.200 propriedades estão cadastradas em todo o estado, e a expansão dessa rede continua sendo prioridade da corporação.
Denúncia e participação da comunidade
A Polícia Militar reforça a importância da participação ativa da sociedade na construção de uma zona rural mais segura. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181, disponível 24 horas por dia.
Produtores interessados em aderir ao Campo Mais Seguro ou obter mais informações podem entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar Rural pelo WhatsApp: (67) 99202-1116.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.