Polícia

Mulher denuncia e autor é preso por descumprir medida protetiva em Corumbá

7 AGO 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h20
A denúncia é de grande importância para o combate aos crimes contra a mulher. - Foto: Divulgação/PM

A prisão foi realizada nesta quarta-feira, 06 de agosto, na rua Gonçalves Dias, em Corumbá. A vítima, que possui medida protetiva contra o autor, denunciou a presença do agressor em sua casa, mobilizando equipe da Polícia Militar até o local. 

O rápido deslocamento da polícia foi essencial para flagrar o autor na casa da vítima, descumprindo a medida judicial de afastamento e impedindo o risco de uma nova violência. O autor foi recentemente posto em liberdade do sistema prisional, e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. 

O mês de agosto é dedicado a conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. No âmbito da Operação Shamar, neste mês, o 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá tem intensificado o combate aos crimes contra a mulher e fiscalizado a efetividade das medidas protetivas. 

Além dessa ocorrência, outras quatro medidas protetivas foram fiscalizadas em Ladário. O objetivo é garantir o cumprimento das ordens judiciais e oferecer segurança às vítimas de violência.

Números

De janeiro até o final de julho desse ano, o 6º Batalhão da Polícia Militar registrou: 

•    175 ocorrências formalizadas de violência doméstica;
•    131 pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia;
•    138 medidas protetivas fiscalizadas;
•    19 palestras realizadas, com mais de 792 pessoas alcançadas;
•    17 ações em mídias digitais, com 8.370 visualizações; e
•    400 pessoas impactadas diretamente por meio de panfletagens educativas.

Ações educativas

Crianças e adolescentes da Escola Rural Maria Ana Ruso participaram de palestra sobre violência doméstica. Foto: Divulgação/PM

Além das ações de policiamento, palestras educativas sobre o tema tem sido levadas para as escolas da região. Na terça-feira, 05, a Escola Rural Maria Ana Ruso, localizada no Assentamento 72, na zona rural de Ladário, recebeu policiais militares que abordaram assuntos como: Direitos das mulheres garantidos pela Lei Maria da Penha; Importância da denúncia e dos canais de atendimento às vítimas; e Prevenção e quebra do ciclo de violência no ambiente familiar.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, instituída em alusão ao aniversário da promulgação da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, e tem como principal objetivo ampliar a conscientização social sobre o tema.

Violência doméstica é crime. Denuncie. Ligue 190 ou 180.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.