Polícia

Corumbá intensifica combate ao furto de fios com operação e novas medidas

6 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho • 16h13
Reunião define reforço na vigilância e operação fiscaliza sucateiros após aumento dos furtos. - Foto: Ayrton Benites-Leonardo Amaral/PMC

O avanço nos furtos de fios e cabos em Corumbá levou forças de segurança e representantes da Prefeitura a intensificarem as ações de combate ao crime. Entre os prejuízos causados estão falhas em serviços como iluminação pública, telefonia e internet.

Na tarde desta quarta-feira (6), uma reunião entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais discutiu estratégias de enfrentamento. Entre as medidas estão o reforço na iluminação de áreas públicas, a instalação de câmeras de monitoramento e o aumento da vigilância em escolas, postos de saúde e praças.

Durante o encontro, o secretário municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Lucena, destacou a importância das denúncias feitas pela população. Como o número 153 da Guarda está em manutenção em algumas operadoras, o atendimento ocorre via WhatsApp (3907-5323). Também é possível denunciar pelos canais da Polícia Militar (190) e da Polícia Civil (telefone e WhatsApp 3234-7111).

Ainda nesta semana, uma operação conjunta da Polícia Civil, Guarda Municipal e equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura vistoriou estabelecimentos de compra e venda de sucata, locais apontados como destino comum para os materiais furtados.

Equipes de segurança percorrem áreas vulneráveis para prevenir furtos e aumentar a sensação de segurança. Foto: Polícia Civil

Embora nenhum item de origem ilícita tenha sido localizado, os comerciantes foram orientados a não adquirir fios, cabos ou metais sem comprovação da procedência, sob pena de responsabilização criminal e interdição do local.

As ações também incluíram rondas noturnas em pontos estratégicos da cidade, com foco na prevenção de novos furtos e identificação de suspeitos. Segundo o delegado, combater a receptação é fundamental para enfraquecer a cadeia de compra e venda desses materiais.

Rondas noturnas intensificam combate a furtos em Corumbá. Foto: Polícia Civil

De acordo com o delegado Guilherme Oliveira Pena, “o combate à receptação é uma etapa essencial no enfrentamento ao furto de fios, uma vez que desarticular a cadeia de compra e venda dificulta a prática criminosa”. Ainda segundo o delegado, no mês passado, a pena para o crime de furto dessa modalidade foi aumentada, ampliando as chances de que indivíduos flagrados nessa prática permaneçam presos, reforçando o caráter preventivo e punitivo das operações.

A Secretaria de Segurança Pública informou que prepara um plano de expansão do sistema de videomonitoramento, com câmeras fixas em áreas consideradas vulneráveis.*Com informações da Polícia Civil e da Prefeitura de Corumbá.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.