Polícia

Fiscalização mira ferros-velhos para coibir receptação de fios furtados

5 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho • 18h01
Ação conjunta em Corumbá mira combate à receptação de fios e cabos que têm sido furtados em diferentes bairros da cidade. - Foto: Leonardo Amaral/PMC

Ferros-velhos de Corumbá foram alvo de uma operação realizada nesta terça-feira (5) por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e fiscalização de posturas da Prefeitura. O objetivo foi combater a receptação de materiais furtados, como fios e cabos elétricos, itens que têm sido constantemente levados por criminosos e afetam diretamente serviços essenciais, como iluminação pública, internet e telefonia.

Apesar de nenhum produto de origem ilícita ter sido localizado, os responsáveis pelos estabelecimentos foram alertados sobre os riscos de adquirir materiais sem comprovação de procedência. Caso insistam na prática, podem responder criminalmente e ter o comércio interditado.

“Combater esse tipo de crime exige união entre as forças de segurança e os órgãos da Prefeitura. É uma resposta firme que estamos dando à sociedade para preservar nosso patrimônio e responsabilizar quem alimenta esse tipo de prática”, afirmou o superintendente da GCM, Daniel Cassios.

Durante a vistoria, foram verificados os estoques e registros de compra e venda de cobre. A operação integra uma estratégia mais ampla voltada a enfraquecer a cadeia de receptação e reduzir crimes contra o patrimônio público.

De acordo com a Guarda Municipal, as ações devem continuar de forma estratégica e sem data para terminar. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 153.*Com informações da Prefeitura de Corumbá.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.