Educação

Estudantes são contratados para reforçar alfabetização em Corumbá

5 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 17h50
Com apoio de instituições, projeto Circuito 360° foca em alunos com dificuldades de leitura em 17 escolas da rede urbana. - Foto: Divulgação PMC

A rede municipal de ensino de Corumbá ganhou o reforço de 34 instrutores que vão atuar diretamente no apoio à alfabetização e no acompanhamento da aprendizagem de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Eles foram contratados temporariamente para o Programa Circuito 360°, que atende 17 escolas da área urbana.

Os instrutores são estudantes universitários dos cursos de Pedagogia, Letras, História e Geografia, selecionados por meio de um processo que avaliou currículo, histórico escolar e entrevista. A carga horária semanal é de 20 horas, sendo 16 horas em sala de aula e outras quatro voltadas para formação e estudo.

A proposta do Circuito 360° é oferecer suporte aos professores regentes. Enquanto os docentes focam nos alunos em estágio inicial de alfabetização (níveis 1 e 2), os instrutores atuam com estudantes nos níveis 3 e 4, que já iniciaram o processo, mas ainda apresentam dificuldades. A metodologia inclui o uso de cartazes para monitorar indicadores individuais de leitura, frequência e atividades realizadas.

O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, Instituto Fefig e conta com apoio do Instituto Acaia Pantanal. A consultoria é oferecida gratuitamente ao município, com foco na alfabetização e no avanço da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

As escolas atendidas são: Almirante Tamandaré, Ângela Maria Pérez, Barão do Rio Branco, Caic Padre Ernesto Sassida, Clio Proença, Cyríaco Félix de Toledo, Delcídio do Amaral, Dr. Cássio Leite de Barros, Ercy Cardoso, Fernando de Barros, Izabel Corrêa de Oliveira, José de Souza Damy, Pedro Paulo de Medeiros, Prof. Djalma de Sampaio Brasil, e as EMEIs Luiz Feitosa Rodrigues, Rachid Bardauil e Tilma Fernandes Veiga.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.