Campanha binacional vacina mais de 1,7 mil animais na fronteira com a Bolívia
4 AGO 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 16h33Mais de 1.700 animais foram vacinados contra a raiva durante uma campanha binacional realizada nos dias dois e três de agosto em cidades da fronteira entre Brasil e Bolívia. A mobilização foi realizada em Puerto Quijarro e Puerto Suárez, no lado boliviano, com atuação de equipes das cidades brasileiras de Corumbá e Ladário.
Segundo os dados divulgados, no sábado, foram imunizados 708 animais, sendo 585 cães e 123 gatos. No domingo, os números aumentaram: 858 cães e 187 gatos receberam a dose da vacina, totalizando 1.045 aplicações no segundo dia e 1.753 no total.
A cobertura vacinal foi feita por profissionais de Corumbá em Puerto Quijarro, enquanto equipes de Ladário atenderam em Puerto Suárez. A iniciativa teve apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), dos ministérios da Saúde do Brasil e da Bolívia, além das Secretarias de Saúde de Corumbá, Ladário e do Governo de Mato Grosso do Sul.
A gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Walkíria Arruda da Silva, explicou que a atuação conjunta entre os países é essencial. “Essa ação é um fortalecimento da vigilância na fronteira. Não há como separar essas realidades, já que a rotina e o fluxo de pessoas e animais entre as cidades são diários”, afirmou.
Corumbá não registra morte humana por raiva canina desde 2015. A campanha, segundo a gerente, busca evitar novos casos de uma doença considerada quase sempre letal. Walkíria ainda reforçou a importância de manter a vacinação de cães e gatos em dia e alertou que, em caso de agressão por animal, o atendimento médico deve ser imediato.
A mobilização binacional contou com a presença de representantes dos dois países e reforçou o esforço conjunto na prevenção de doenças transmissíveis entre animais e humanos na região de fronteira.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.