Ensino Profissionalizante atinge 100% dos municípios de MS
4 AGO 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h08Em 2025, Mato Grosso do Sul possui 41 mil estudantes matriculados em cursos da educação profissional, que está presente em 100% dos municípios do estado, seja nas unidades do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que também funcionam em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, ou ainda por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino.
A SED (Secretaria Estadual de Educação), destaca que a ampliação recorde foi possível graças ao investimento de mais de R$ 100 milhões no segmento. Além disso, a pasta caminha para atingir a meta de 50% dos estudantes de Ensino Médio cursando os itinerários da Educação Profissional - hoje são cerca de 45%. O objetivo estava previsto para 2027, mas deverá ser alcançado ainda em 2025.
Para a diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, a oportunidade vai muito além da qualificação e formação de mão-de-obra. É uma questão social. “Nosso público vai desde os 14 até os 50 ou 60 anos, e para muitos esta é oportunidade de socializar novamente. Essa vivência social renova a autoestima e promove uma troca com os mais jovens, já que nossas turmas são bem mistas, com alunos das mais diversas idades”, avalia.
O centro em Dourados foi fundado em 2017 e de lá para cá, já formou mais de 2 mil profissionais. Trabalho que é feito com empenho, dedicação e muito orgulho.
“Temos muito cuidado ao selecionar os professores, para que sejam realmente especialistas em cada área. Hoje em nosso município existem muitas vagas de emprego, e muitas delas não são preenchidas pela falta da qualificação profissional. Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa”, acrescenta.
A Cleozimira Bebete é aluna do curso de cuidador de idosos – profissão que descobriu durante a pandemia. É uma das mais ativas do curso, e não perde nenhuma aula. “Estou aprendendo muito mais e trocando experiências com os colegas. Todos nós temos muito a aprender e estou muito feliz em ter essa oportunidade”, afirmou, otimista.
Em Corumbá, há oferta de ensino profissionalizante de maneira concomitante ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais. Duas delas são: a E.E. João Leite de Barros, que oferece formação técnica na área da educação; e a Júlia Gonçalves Passarinho, que fica localizada no centro do município. Corumbá não possui um CEEP.
Como se matricular
Os cursos oferecidos pelo CEEP vão desde qualificação, com curta duração – a partir de 160 horas – e cursos técnicos de 900 até 1.200 horas. As pré-matrículas abrem ao longo do ano, para as mais diversas áreas. No caso de Dourados, para acompanhar as oportunidades é preciso ficar de olho nas redes sociais, onde estas vagas são divulgadas.
No Instagram, é só seguir a página @ceepdourados. As matrículas são feitas pelo portal da matrícula digital. Outras informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 99610-5305. *Com informações da SED/MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.