Saúde

Dia D contra o sarampo movimenta pontos de vacinação em Corumbá e Ladário

28 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h18
Moradores buscaram atualizar a caderneta de vacinação durante a ação promovida no sábado, 26 de julho. - Foto: Clóvis Neto/PMC

O Dia D de vacinação contra o sarampo mobilizou unidades de saúde em Corumbá e Ladário no sábado, 26 de julho, e resultou na aplicação de mais de 300 doses da vacina. A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adultos que ainda não haviam iniciado ou concluído o esquema de imunização.

Em Corumbá, foram aplicadas 280 doses contra o sarampo em seis unidades de saúde e em um ponto drive-thru instalado no ginásio poliesportivo da rua Porto Carrero. Desde o início da campanha, em primeiro de junho, o município já contabiliza 1.050 doses aplicadas. A vacinação ocorreu nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Guatós, Aeroporto, Padre Ernesto Sassida, Centro, Cravo Vermelho e Dom Bosco.

Além da vacina contra o sarampo, a campanha também aplicou 143 doses contra a hepatite B e 168 contra a influenza. A prioridade foi alcançar pessoas com esquemas vacinais incompletos, reforçando a importância da prevenção e do controle de doenças imunopreveníveis.

Equipe de Ladário atendeu no coreto central da cidade. Foto: PML

Em Ladário, o Dia D também contou com ampla participação da população. Foram aplicadas 70 doses da vacina contra o sarampo, sendo cinco em crianças de seis a 11 meses, 13 referentes à primeira dose, oito à segunda dose e 44 da dose única de reforço. Outras 161 pessoas procuraram os postos de vacinação, mas estavam com as vacinas em dia.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde e com a presença do personagem Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, que animou o público e ajudou a conscientizar sobre a importância da imunização. As vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde das duas cidades. A imunização contra o sarampo é gratuita e recomendada para pessoas de seis meses a 59 anos.*Com informações da PMC e PML.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.