Polícia

Operação apreende 2,2 kg de cocaína e 5 toneladas de mercadorias irregulares

28 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h37
Mercadorias irregulares foram impedidas de entrar no país. - Foto: RFB

Operação integrada, realizada ao longo desse fim de semana, em pontos estratégicos da fronteira entre Corumbá e Bolívia, apreendeu drogas e mercadorias irregulares em abordagens realizadas por equipes da Receita Federal, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em estradas vicinais, no Posto Fiscal lampião Aceso e no Posto Esdras. 

A ação teve inicio às 7 horas da manhã de sexta-feira, 25 de julho, e foi finalizada às 7 horas desta segunda-feira, 28 de julho. Durante o período, as equipes vistoriaram diversos veículos, ônibus de linha interestadual e cinco ônibus de turismo clandestinos.

No decorrer da fiscalização, foram apreendidas diversas mercadorias irregulares e drogas. Com o apoio de um cão de faro da Receita Federal do Brasil, dois passageiros com suspeitas de portarem entorpecentes foram encaminhados ao hospital local. Após exames de raio-X, foi identificado que ambos haviam ingerido aproximadamente 100 cápsulas de substância análoga à cocaína, totalizando 2,2 quilos da droga. Após expelir os entorpecentes, os dois bolivianos, de 24 e 31 anos respectivamente, foram encaminhados à Polícia Federal.

Dois passageiros foram flagrados com cápsulas de drogas no organismo. Foto: Divulgação/RFB

Além das drogas, foram apreendidos 20 fetos de lhamas e 10 fetos de porco, prática que vem se tornando comum neste período. Segundo as autoridades, tais produtos abastecem o mercado esotérico em São Paulo pela comunidade andina, cujos rituais são realizados nos meses de agosto a dezembro. Os fetos representam elevado risco sanitário à agricultura e pecuária nacional.

No total, foram apreendidas cinco toneladas de mercadorias, incluindo vestuário, combustíveis e produtos fitossanitários sem anuência dos órgãos de fiscalização competentes. A operação reforça o compromisso da Receita Federal no combate aos crimes transfronteiriços, como o comércio irregular de mercadorias e o tráfico de entorpecentes, protegendo a saúde pública e reduzindo prejuízos ao comércio e ao agronegócio brasileiro. *Com informações da RFB

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.