Economia

25 de julho: Desfile dá visibilidade ao empreendedorismo das mulheres negras de Corumbá

25 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h29
Peças expostas no desfile estarão à venda na sede do IMNEGRA, no centro de Corumbá. - Foto: IMNEGRA

A moda afro-indígena foi destaque no desfile de trajes afro confeccionados pelas alunas do curso de corte e costura do IMNEGRA (Instituto da Mulher Negra do Pantanal), na noite desta quinta-feira, no bairro Maria Leite, em Corumbá, na 'Comitiva Cultural - Feira de Tudax Coisa'.

O evento, 'O Brasil é Afro-indígena', inserido na Temporada de Inverno 2025, é promovido pela Fundação de Cultura de Corumbá em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta sexta-feira, 25 de julho. A data, estabelecida em 1992, dá visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo e a desigualdade no país, onde ser mulher e negra ainda é sinônimo de pouca oportunidade. No Brasil, as mulheres negras ainda lutam com desigualdade para ocupar espaços  de empoderamento, como no meio político, empresarial e acadêmico. 

Há quase 19 anos, o IMNEGRA planta a semente do empreendedorismo nas mulheres pretas da região, que enfrentam dificuldades econômicas e sociais. Através do conhecimento adquirido no curso de corte e costura do Instituto elas passam a enxergar sua capacidade e potencial para buscar autonomia e oportunidades. 

Ednir, presidente do IMNEGRA, destaca que o empreendedorismo é uma forte ferramenta para a conquista de independência das mulheres. Foto: IMNEGRA

Ednir de Paulo, fundadora e presidente do instituto, destaca que Corumbá possui muitas festas tradicionais como o Carnaval, Banho de São João, desfile de 21 de Setembro e outras, que geram oportunidades para as mulheres capacitadas em corte e costura pelo instituto. Ednir reforça que o curso vai além do aprendizado, "é independência e valorização de talentos. É sobre transformar habilidade em oportunidade", diz.

No desfile de ontem, 40 peças criadas pelas alunas do IMNEGRA foram apresentadas. Parte do vestuário confeccionado foi doado para o desfile de 21 de Setembro e as demais serão disponibilizadas parra comercialização na sede do instituto, na rua Delamare, no centro de Corumbá, à preços acessíveis. 

Curso de corte e costura gera renda e transforma habilidade em oportunidade. Foto: IMNEGRA

Ainda neste ano, em 25 de novembro, um grande evento será realizado no Distrito Federal para cobrar melhorias nas políticas públicas da pauta. A Marcha Nacional em Brasília terá como tema: "por reparação e bem viver". Para Ednir, os avanços ainda são muito tímidos. "Temos que avançamos na luta - por oportunidades iguais", diz.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.