Educação

Escola de Corumbá levará projeto de atletismo a evento nacional do MEC

21 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 15h00
Iniciativa da EMEI Rachid Bardauil será apresentada em outubro na UFMG e deve ganhar destaque nacional. - Foto: Divulgação PMC

Corumbá teve um de seus projetos educacionais selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em um edital que valoriza experiências de gestão e propostas pedagógicas voltadas à educação integral e em tempo integral em todo o Brasil. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 18 de julho.

A proposta escolhida foi o “Projeto Correndo por Corumbá”, da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Rachid Bardauil. A iniciativa foi selecionada em duas frentes: a Mostra Nacional e o Mapa de Experiências.

Voltado para alunos do Ensino Fundamental I, o “Correndo por Corumbá” oferece atividades práticas de atletismo. Mais do que desenvolver o condicionamento físico, o projeto promove interação entre os estudantes e trabalha valores como “disciplina, respeito, cooperação e inclusão, com base na metodologia de Matthiesen”.

As aulas são realizadas semanalmente com uma abordagem interdisciplinar, envolvendo disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. A fase final será marcada pela Corrida da EMEI Rachid Bardauil, prevista para o dia 31 de agosto.

“Dividido em quatro fases, o projeto é um exemplo de como a educação integral está sendo aplicada de forma efetiva e criativa nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre as etapas do projeto integrou a Corrida do Urucum, organizada pela EMREI Carlos Cárcano e que contou com estudantes da EMEI Rachid Bardauil”, afirmou a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib.

Como parte da Mostra Nacional, o projeto será apresentado nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também será inserido no Mapa de Experiências Inspiradoras, publicação que reúne práticas de destaque da educação básica no país.

Além de Corumbá, os municípios de Campo Grande, Ladário e Maracaju também tiveram projetos selecionados. O edital que rege o processo, de número 02/2024, integra o Programa Escola em Tempo Integral, uma parceria entre o MEC e a UFMG que busca ampliar a oferta de matrículas em tempo integral, com foco em estudantes em situação de maior vulnerabilidade.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.