Geral

Militar do Exército em Corumbá resgata tripulantes à deriva em Puerto Suárez

18 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h24
Vítimas foram resgatadas sem ferimentos pelo militar brasileiro. - Foto: Reprodução/Puerto Suarez Unitel

Alguns chamariam de sorte, outros de obra do acaso ou ainda de destino. Mas o caso é que o 2º Sargento Tito, do 17º Batalhão de Fronteira do Exército em Corumbá, era a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Enquanto passeava com família por Puerto Suárez, cidade boliviana que faz fronteira com Corumbá, na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, o militar testemunhou um acidente marítimo e não hesitou em prestar socorro. Uma embarcação civil boliviana, ocupada por duas pessoas, colidiu em um camalote e naufragou, deixando os ocupantes à deriva.

Memso fora do seu horário de serviço, o militar brasileiro iniciou uma operação de salvamento voluntária, nadando contra a correnteza e realizando nós náuticos em pleno deslocamento aquático. Tito conseguiu alcançar a embarcação, utilizou cordas para amarrá-la e, com o apoio de um pescador local, levou as vítimas até a escada da plataforma mais próxima, onde foram retiradas da água em segurança.

A operação de emergência contou ainda com a colaboração de militares bolivianos, que ajudaram na retirada dos ocupantes da embarcação. Felizmente, todas as vítimas foram resgatadas com vida e sem ferimentos.

O episódio foi destaque na mídia local boliviana. Foto: Reprodução/Puerto Suarez Unitel

O episódio foi destaque na mídia local boliviana, e a esposa do sargento, presente no momento, afirmou que Tito possui formação em salvamento aquático, o que facilitou a ação rápida e eficiente. Ela destacou a prontidão do marido, reforçando seu comprometimento com a missão de ajudar ao próximo, sempre preparado para agir em benefício da sociedade, mesmo em território estrangeiro. Para a corporação, a ação do militar é exemplo do comprometimento do Exército Brasileiro e de seus integrantes com a solidariedade, prontidão e cooperação internacional.

A população local e as autoridades bolivianas reconheceram a bravura do militar brasileiro, oferecendo apoio e agradecimentos pelo ato de coragem. *Com informações do 17º Batalhão de Fronteira

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.