Saúde

Ação no Pantanal presta 3,2 mil atendimentos a comunidades ribeirinhas

15 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho com Assessoria, PMC • 14h54
Programa Povo das Águas percorreu cinco comunidades de Corumbá entre 7 e 12 de julho, com serviços de saúde, educação e cidadania. - Foto: Clóvis Neto/PMC

Mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados em comunidades ribeirinhas do Baixo Pantanal de Corumbá, entre os dias 7 e 12 de julho. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Corumbá por meio do Programa Povo das Águas, que percorreu as regiões de Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho, levando serviços de saúde, cidadania, educação, assistência social e agricultura familiar.

A maior parte dos atendimentos ficou concentrada na área da saúde, com 1.348 procedimentos que incluíram consultas médicas e de enfermagem, curativos, acompanhamento de gestantes, hipertensos e diabéticos, além de ações de saúde mental e palestras educativas. Também foram aplicadas 304 doses de vacinas contra Covid-19, H1N1 e outras doenças. Durante as visitas, moradores receberam 29.570 comprimidos, 550 pomadas e 400 frascos de medicamentos líquidos.

O atendimento odontológico somou 414 procedimentos, com entrega de 140 escovas de dente e aplicação de flúor em 31 pessoas. Outras 90 pesagens foram feitas para atualização do Bolsa Família.

Na área social, 364 moradores receberam orientações sobre CadÚnico, regularização de documentos e programas de apoio. Foram entregues 263 cestas básicas, kits de higiene e absorventes do programa "Fluxo Legal". Também houve palestras sobre feminicídio, violência contra idosos e abuso sexual de crianças e adolescentes.

A Superintendência de Agricultura Familiar realizou 200 atendimentos, com orientações técnicas sobre horticultura, poda de plantas e entrega de mudas e sementes. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) abriu 92 processos para pesca comercial e amadora, enquanto a Receita Federal somou 87 atendimentos relacionados a CPF, conta Gov.br e apoio ao IMASUL.

As atividades pedagógicas reuniram 83 crianças, com contação de histórias, leitura, desenhos e entrega de brinquedos reciclados. O serviço voluntário de barbeiro realizou 74 cortes de cabelo. O Conselho Tutelar acompanhou as equipes e fez 29 atendimentos com orientações e encaminhamentos.

Coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos agradeceu aos profissionais e parceiros envolvidos. “Durante este período de intenso trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe, conseguimos prestar atendimentos humanizados, fornecer orientações importantes e oferecer serviços essenciais a todas as famílias ribeirinhas dessas localidades”, afirmou.

Ele destacou a importância do trabalho. “Todas essas pessoas merecem atenção, carinho e um pouco de amor para que possam ter mais dignidade em suas vidas, mesmo estando isoladas no Pantanal. Seguimos firmes em nossa missão de levar atendimentos e promover a inclusão de todos os ribeirinhos do Pantanal em nosso município”, completou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.