Professores da OSB promovem residência e inspiram jovens músicos em Corumbá
14 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 15h12Jovens músicos de Corumbá viveram uma semana de imersão e aprendizado ao lado de integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). A residência pedagógica, promovida pelo Programa Vale Música com patrocínio do Instituto Cultural Vale, ofereceu aulas intensivas e trocas artísticas que ampliaram a formação técnica e emocional dos alunos do Instituto Moinho Cultural.
A ação foi realizada entre os dias 7 e 12 de julho e reuniu alunos e professores do Moinho em 93 horas de atividades voltadas a instrumentos como violino, violoncelo, contrabaixo e percussão sinfônica. As oficinas foram conduzidas pelos músicos Matheus Vieira, Fernando Bru, Alexandre Brasil e Fernanda Kremer, sob coordenação pedagógica de Elber Ramos.
Para o violinista da OSB, Mateus Vieira, o momento foi marcante. “Estou muito feliz de estar aqui pela primeira vez nessa cidade maravilhosa e nesse Instituto que é tão importante na vida dessas crianças. Vi o respeito, a dedicação e a atenção deles nas aulas. Um dia eu estive lá, segurando um violino pequeno e aprendendo também. Hoje, poder transmitir o que sei é muito gratificante”, contou.
O encerramento da residência foi celebrado com um recital pedagógico aberto às famílias, realizado na sexta-feira (12). O repertório contou com peças de Erik Satie, Mozart, Luigi Boccherini e Mitchell Peters. Segundo a diretora do Instituto, Márcia Rolon, “o recital é uma celebração da música e do crescimento de cada participante. É uma oportunidade para que eles compartilhem com suas famílias os frutos dessa intensa semana de aprendizado”.
A residência em Corumbá faz parte de um ciclo do Programa Vale Música. Em setembro, alguns dos jovens selecionados seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão do Concerto de Integração na sede da OSB, no dia 4 de outubro. “Nesse momento, eles não estarão apenas ao lado de professores, mas dividindo o palco com alguns dos maiores músicos do país, dentro da OSB. É uma experiência profissional única”, ressaltou Márcia.
O evento reunirá alunos dos polos de Corumbá (MS), Belém (PA) e Serra (ES), mostrando como a música pode unir talentos de diferentes regiões do país.*Com informações da Assessoria do Moinho Cultural.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.