Doses de vacina contra o Sarampo são enviadas para Bolívia
12 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 10h51Corumbá recebeu na manhã deste sábado, 12 de julho, as 600 mil doses de vacina contra o Sarampo, enviadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, que foram imediatamente destinadas à Bolívia. Autoridades da saúde boliviana vieram até Corumbá para receberem o material e acompanharem o transporte até o país vizinho. O apoio logístico de Corumbá foi solicitado pelo próprio Ministério da Saúde e o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel de Oliveira, presenciou toda a na ação.
Na Bolívia, mais de 80 casos da doença foram confirmados recentemente pelas autoridades sanitárias. Devido o grande fluxo de pessoas entre os dois países, o risco de infecção em Corumbá se torna elevado, por isso, o apoio brasileiro com o envio do imunizante é além de humanitário, uma decisão estratégica para ampliar a cobertura vacinal no país vizinho e reduzir a possibilidade de propagação da doença no lado brasileiro.
Além das doses enviadas para a saúde boliviana, a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, está iniciando tratativas com as autoridades do país vizinho para realizar vacinação na região da fronteira, na Agesa. A ação será voltada para brasileiros, bolivianos e pessoas de outras nacionalidades que circulam diariamente entre os dois países, como trabalhadores por exemplo.
Escolas de Corumbá, com grande número de alunos residentes na Bolívia, como a Eutrópia Gomes Pedroso e o CAIC Padre Ernesto Sassida, estão sendo priorizadas para campanhas de vacinação. A imunização já foi realizada na escola Eutrópia e está agendada para a próxima semana no CAIC, antes do início das férias escolares, período considerado de maior risco para disseminação do vírus.
A orientação é que pais ou responsáveis procurem a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para verificar a caderneta e atualizar as vacinas. Corumbá recebeu 2.000 doses da vacina dupla viral para crianças menores de 1 ano e 10.000 doses da tríplice viral para crianças acima de 11 meses.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.