Saúde

Corumbá reforça vacinação após surto de sarampo avançar na Bolívia

11 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 16h15
Com mais de 80 casos confirmados no país vizinho, município faz mutirão e prepara envio de doses para apoiar controle da doença. - Foto: Clóvis Neto/PMC

O avanço do sarampo na Bolívia levou Corumbá a reforçar as ações de prevenção. O país vizinho já confirmou mais de 80 casos da doença, aumentando a preocupação sobre a circulação do vírus na fronteira, onde há grande fluxo de pessoas.

Para conter o risco, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social participaram de uma reunião emergencial. Escolas que recebem alunos residentes na Bolívia, como Eutrópia Gomes Pedroso e CAIC Padre Ernesto Sassida, passaram a ser prioridade nas campanhas de imunização. A vacinação foi concluída na Eutrópia e está marcada para a próxima semana no CAIC, antes do recesso escolar, período que pode elevar o número de viagens.

A gerente de Vigilância em Saúde, Walkiria Arruda da Silva, orienta que pais verifiquem a situação vacinal das crianças. A tríplice viral é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15, mas, diante do surto, o Ministério da Saúde liberou a chamada dose zero para bebês a partir de seis meses.

No domingo, 13 de julho, um ponto de vacinação será montado na Feira Municipal, no Cerest, com atendimento ao público que não consegue ir até as unidades de saúde. Gestantes, que não podem receber a vacina, devem redobrar cuidados de higiene e evitar aglomerações, pois a infecção pode trazer complicações graves, incluindo risco de aborto.

Além das ações no município, Corumbá também participa do apoio logístico para entrega de 600 mil doses de vacina destinadas à Bolívia. Os lotes chegarão ao Brasil e seguirão para distribuição pelas autoridades bolivianas.*Com informações da PMC.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.