Quatro incêndios em 24 horas alertam para riscos do período de estiagem em Corumbá
10 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 11h16Nas ultimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências de incêndio em vegetação na região de Corumbá. O aumento nos casos acontece no mesmo período em que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulga alerta de extrema baixa no índice de umidade relativa do ar na região. De acordo com o instituto, a umidade do ar em Corumbá e Ladário deve atingir o nível de deserto, entre 30% e 20%. Muito abaixo dos 60% recomendados pela (OMS) Organização Mundial de Saúde.
Os Bombeiros destacam que neste período seco a vegetação fica mais desidratada, característica que facilita a propagação, elevando qualquer incêndio, por menor que seja, para média ou grande proporção. Nesse período, os incêndios tem progresso rápido e tendem a dificultar a extinção das chamas.
Dos quatro incêndios combatidos pelos Bombeiros, dois foram registrados nesta quarta-feira, 09 de julho, e outros dois, na manhã de hoje, 10 de julho. Nos casos de ontem, dois terrenos baldios, nos bairros Guaicurus e Aeroporto, foram incendiados.
Na madrugada de hoje, por volta das 00h35, os militares foram mobilizados até a Praça da República, no centro de Corumbá, para apagar fogo em amontoado de lixo, próximo a um bambuzal. Mais tarde, às 06h, na BR 262, no trecho do Anel Viário de Corumbá, próximo ao aeroporto internacional, um incêndio foi combatido às margens da rodovia.
Os Bombeiros alertam a população para o período de estiagem que se inicia e orientam que não realizem queima de lixo ou vegetação.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.