Menopausa: O que parece fim é apenas o começo de uma nova fase
10 JUL 2025 • POR Gesiane S. Lourenço • 09h01A menopausa é uma palavra que ainda assusta muita gente, mas ela não precisa ser um tabu, nem sinônimo de sofrimento. Essa é uma fase natural do corpo feminino e, com acolhimento e informação, pode se tornar um momento de reencontro consigo mesma.
Como a menopausa se manifesta
O corpo e a mente falam e a gente deve aprender a escutar. São vários os sinais que alertam para o período da menopausa, porém, é importante ressaltar que nem todo mundo sente tudo. Cada mulher é única e o tratamento também deve ser. Confira alguns dos sinais da menopausa no corpo feminino:
- Ondas de calor e suores noturnos
- Insônia ou sono leve
- Alterações de humor
- Ressecamento vaginal
- Queda da libido
- Falhas de memória e concentração
- Pele mais seca, cabelo mais fino
- Risco aumentado de osteoporose
- Mudanças no metabolismo e no peso
O assunto é importante e deve ser levado à sério, nada de buscar informações na internet e acreditar em fórmulas prontas, buscar a orientação de um médico especialista é o primeiro passo. A médica ginecologista e obstetra em Corumbá, Dra. Yasmim Alves (CRM 12.397/RQE 9135), explica que os tratamentos para viver a fase da menopausa com bem-estar inclui indicações como reposição hormonal, alternativas naturais, lubrificantes vaginais, alimentação, mudanças no estilo de vida, entre outros.
“Existe uma gama de recursos disponíveis, porém, o melhor tratamento é aquele que se encaixa na vida da paciente. A menopausa não deve ser enfrentada sozinha. Acredito que a escuta e o cuidado devem vir antes de qualquer receita, para que o momento seja vivido com leveza. As mulheres merecem se sentir bem — em todas as fases da vida”, afirma.
A Dra. Yasmim Alves (CRM 12.397/RQE 9135) é ginecologista obstetra e atende em Corumbá. Para agendamentos o telefone é 67 3234-5344.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.