Carnaval 2026 em Corumbá terá mesma sequência de desfiles deste ano
9 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 17h13A sete meses da folia, Corumbá já definiu como será a apresentação das escolas de samba em 2026. A Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) confirmou que a ordem dos desfiles seguirá o mesmo cronograma deste ano, interrompido por imprevistos climáticos.
Em 2024, fortes chuvas atingiram fantasias e alegorias de quatro agremiações e forçaram o adiamento do desfile do primeiro dia, realizado apenas em 2 de março. “Isso mostra o comprometimento das agremiações em seguir o planejado, dando celeridade aos nossos processos e buscando priorizar as ações da liga em nossos projetos em curso, sem vislumbrar nosso evento principal em fevereiro de 2026”, afirmou Zezinho Martinez, presidente da Liesco.
O calendário do próximo carnaval foi decidido nesta quarta-feira, 9, durante reunião com os representantes das dez escolas. Com a suspensão da apuração em 2024 e o consenso das agremiações, optou-se por manter a mesma sequência no ano que vem.
Os desfiles acontecerão nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2026. No domingo, Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá entrarão na Avenida General Rondon. Na segunda-feira, Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira, Império do Morro (campeã em 2024), Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá encerram a festa.
Enquanto definem detalhes do evento, as escolas também discutem mudanças na competição. A proposta de criar dois grupos e reimplantar o sistema de acesso e descenso ficou para ser votada apenas em 2026, valendo a partir de 2027.
Nos bastidores, as agremiações já trabalham na confecção de fantasias e na elaboração dos enredos que irão para a avenida. A produção tem sido viabilizada com recursos próprios, arrecadados em promoções e eventos. Para 2026, as escolas aguardam a liberação de uma emenda de R$ 500 mil, indicada pela senadora Soraya Thronicke, que deve ser destinada à compra de instrumentos e à montagem das fantasias. Também há expectativa de apoio financeiro do Governo do Estado e da Prefeitura, que este ano repassaram juntas R$ 1,5 milhão às agremiações.*Com informações do CG News.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.