Geral

Volume exportado por Corumbá e Porto Murtinho já supera todo o ano de 2024

9 JUL 2025 • POR Danielly Carvalho • 14h58
Volume recorde de 4,5 milhões de toneladas destaca minério e soja, impulsionados pela recuperação do rio Paraguai. - Foto: Divulgação/Semadesc

Os portos de Corumbá e Porto Murtinho registraram exportações de US$ 330,9 milhões nos primeiros seis meses de 2025, movimentando um total de 4,5 milhões de toneladas. Esse desempenho já supera o resultado anual de 2024, evidenciando a relevância da Hidrovia do Paraguai no transporte de commodities como minério de ferro, ferro-gusa e soja.

Segundo dados da Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc, o Porto de Corumbá teve participação de US$ 197,6 milhões nas exportações do período. O minério de ferro e seus concentrados foram os principais produtos, somando “US$ 182,8 milhões, equivalente a 3,82 milhões de toneladas”.

O volume total escoado pelo porto quase dobrou em comparação com 2024, quando foram exportadas 2,09 milhões de toneladas de minério. Também destacam-se embarques de ferro-gusa, com 50,5 mil toneladas (US$ 19,6 milhões), outros minérios metálicos (125 mil toneladas, US$ 19 milhões) e celulose (18,4 mil toneladas, US$ 10,6 milhões).

No mesmo período, o Porto de Porto Murtinho alcançou US$ 133,5 milhões em exportações, concentradas totalmente na soja em grão. Foram embarcadas 370,1 mil toneladas da commodity, volume que representa um crescimento de três vezes em relação às 122,7 mil toneladas do primeiro semestre de 2024, e já ultrapassa o total exportado no ano passado.

A elevação parcial do nível do rio Paraguai em 2025 tem sido decisiva para o avanço da movimentação portuária. Conforme informações da Sala de Situação do Imasul, depois da pior seca registrada em 2024, os portos retomaram operações mais constantes, com aumento de 2,20 metros no nível do rio em Ladário e 2,40 metros em Porto Murtinho.

Mesmo que a navegabilidade ainda esteja abaixo dos níveis de 2023, a melhora permitiu a reativação das rotas para o escoamento fluvial, especialmente de minério de ferro e soja. “A logística fluvial mostra sinais de recuperação e reforça o papel estratégico dos portos sul-mato-grossenses localizados ao longo do rio Paraguai”, avalia o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

No fim de junho, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) avançou no processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, com leilão previsto para dezembro de 2025. O projeto envolve um trecho de 600 km entre Corumbá e a foz do Rio Apa, em Porto Murtinho, contemplando serviços de dragagem, sinalização, construção de galpão industrial, aquisição de draga, levantamentos hidrográficos, implantação de sistemas de gerenciamento do tráfego aquaviário e ações de inteligência fluvial.

Com investimentos iniciais previstos em R$ 63,8 milhões nos primeiros cinco anos, a concessão terá duração de 15 anos, podendo ser prorrogada. “A concessão da Hidrovia do Rio Paraguai é fundamental para a economia sul-mato-grossense, pois destrava gargalos logísticos que hoje encarecem a produção mineral e agrícola”, conclui Jaime Verruck.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.